Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ministério Público denuncia traficantes ligados a facção paulista no Estado do Rio

Investigação apontou que criminosos enxergam Rio como mercado em potencial

Rio de Janeiro|Do R7

O Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público denunciou à Justiça sete homens por associação para o crime de tráfico de drogas. Os denunciados têm em comum o recente ingresso em uma facção criminosa com origem em São Paulo. A denúncia tem por base investigação desenvolvida pela Delegacia de Combate às Drogas que identificou a articulação da facção paulista com a facção dominante no Rio de Janeiro, com um objetivo inicial de tomada de territórios no Estado.

Entre os denunciados está Gledson Fernandes da Silva, conhecido como Leo e Fantasma. De acordo com a denúncia, Gledson é o responsável pelo progresso da facção no Rio, por meio da captação de novos traficantes. Conhecido como “Geral do Rio de Janeiro”, Gledson contactou os demais denunciados para que migrassem para a facção, todos eles líderes em suas comunidades.

De acordo com a denúncia, a investigação identificou que a pretensão da facção paulista não era a de adquirir aliados, e sim de expandir seu mercado. Ainda segundo o documento encaminhado à Justiça, os líderes dessa facção enxergavam o Rio de Janeiro como uma “grande potência” pela quantidade de regiões dominadas pelo tráfico e questionavam a rivalidade entre as três facções atuantes no Estado. “O discurso da facção paulista consiste no argumento de que a ‘guerra’ deve ser contra o governo e não entre traficantes”, aponta trecho do documento.

A denúncia aponta, também, que informações fornecidas ao serviço de inteligência da delegacia especializada e os conflitos e homicídios ocorridos dentro da unidades prisionais revelaram que o acordo de paz entre as facções não persiste mais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.