Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Moradores denunciam abusos de PMs em ação no Complexo de Israel

Corporação disse que vai averiguar relatos. Manifestantes fizeram protesto contra a ocupação da polícia na região

Rio de Janeiro|Victor Tozo, do R7*, com Record TV Rio

Moradora mostrou casa revirada
Moradora mostrou casa revirada Moradora mostrou casa revirada

Moradores do Complexo de Israel, na zona norte do Rio de Janeiro, denunciam abusos de policiais militares durante a ocupação da PM nas comunidades, que já dura dois dias.

Em vídeo compartilhado pelas redes sociais, uma mulher afirmou ter tido sua casa invadida e revirada por agentes, que também teriam roubado uma televisão, roupas de seus filhos e carnes de sua geladeira. Nas imagens, é possível ver diversos objetos espalhados pelo chão.

Na tarde desta terça-feira (26), moradores do complexo fizeram um protesto na avenida Brasil contra a ocupação da PM na região. Outros residentes também relataram que tiveram suas casas invadidas por agentes.

Os manifestantes atiraram móveis e objetos nas pistas da avenida, na altura de Parada de Lucas, na zona norte, para tentar bloquear a via e chamar atenção para a operação, segundo a PM. Eles pedem a saída dos policiais das comunidades.

Publicidade

Através das redes sociais, a SuperVia informou que a circulação de trens do ramal Saracuruna sofreu alterações em decorrência do protesto, com o fechamento das estações Penha Circular, Brás de Pina, Cordovil, Parada de Lucas e Vigário Geral. A circulação já foi normalizada.

A polícia ocupa pelo segundo dia consecutivo cinco comunidades que compõem o complexo. Agentes buscam o traficante conhecido como Peixão, apontado como chefe do tráfico local. Segundo as investigações, ele possui 35 anotações criminais e está foragido.

Publicidade

Até o momento, uma pessoa foi levada à delegacia para prestar esclarecimentos e nenhuma prisão foi feita. De acordo com a corporação, não há previsão para encerramento da ocupação.

A Polícia Militar emitiu uma nota sobre as denúncias de abusos, afirmando que não tolera desvios de conduta nem o cometimento de crimes por parte de seus entes, e que irá punir com rigor os envolvidos quando constatados os fatos.

Publicidade

A corporação informou, também, que o comando já determinou a instauração de uma averiguação para a checagem da denúncia.

Por fim, ressaltou que a Corregedoria Geral da PM disponibiliza canais para o recebimento de denúncias dos cidadãos, com anonimato garantido. O contato pode ser feito por telefone pelo número (21) 2725-9098 ou ainda pelo e-mail denuncia@cintpm.rj.gov.br.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.