Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Morte de cinegrafista em protesto: Justiça retoma audiência nesta segunda

Ao todo, 17 testemunhas foram arroladas; quatro já prestaram depoimento

Rio de Janeiro|Do R7

A audiência sobre o caso do cinegrafista Santiago Andrade, morto durante um protesto no centro, em fevereiro, será retomada na tarde desta segunda-feira (5). Fábio Raposo Barbosa e Caio Silva de Souza são acusados pela morte, após disparo de um explosivo. Eles respondem pelo crime de explosão e homicídio doloso triplamente qualificado por motivo torpe, já que a vítima não teve chance de defesa.

Até o momento, 17 testemunhas foram arroladas. Quatro prestaram depoimento na primeira audiência, no último dia 25. No mesmo dia, ambos tiveram o pedido de revogação da prisão negado pela Justiça.

Os primeiros a depor na 3ª Vara Criminal da Capital foram os delegados Mauricio Luciano de Almeida e Silva e Fábio Pacífico Marques, responsáveis pelas investigações. Segundo Mauricio Luciano, as imagens divulgadas pela mídia apontaram que Caio e Fábio dispararam juntos o rojão que atingiu Santiago Andrade.

Carlos Henrique Omena, que trabalhava junto com Caio Silva, também prestou depoimento e afirmou que recebeu um telefonema do colega, no dia da morte de Santiago, em que Silva teria dito: “fiz uma besteira, acho que matei um homem”.

Publicidade

O tenente da Polícia Militar Luiz Henrique de Oliveira Martins foi o quarto a depor. Ele afirmou que estava bem próximo de Santiago quando o cinegrafista foi atingido e contou como ocorriam os confrontos entre manifestantes e policiais. Amigos e parentes dos réus vaiaram o policial militar.

No fim da sessão, a defesa dos acusados pediu que eles respondessem ao processo em liberdade, mas foi negada. Fábio Raposo e Caio de Souza respondem pelos crimes de explosão e homicídio triplamente qualificado, por motivo torpe, sem chance de defesa e com uso de artefato explosivo. A pena pode ser superior a 35 anos de prisão.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.