Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Motoristas do BRT seguem sem acordo uma semana após greve

Advogada trabalhista diz que 'há necessidade de uma gestão de pessoas' no impasse da categoria com a Prefeitura do Rio

Rio de Janeiro|Rafaela Oliveira, do R7*

Greve dos motoristas do BRT terminou sem acordo com a Prefeitura do Rio
Greve dos motoristas do BRT terminou sem acordo com a Prefeitura do Rio Greve dos motoristas do BRT terminou sem acordo com a Prefeitura do Rio

Há uma semana, os motoristas do sistema BRT paralisavam o serviço no Rio de Janeiro. Os colaboradores pedem melhores condições de trabalho para a prefeitura da cidade, que assumiu a gestão dos articulados no ano passado. 

Durante a madrugada daquela sexta-feira (25), a categoria iniciou uma greve que duraria até que um acordo fosse estabelecido. No entanto, comprovou-se que o movimento era ilegal, sem haver aviso prévio de paralisação, e o TRT (Tribunal Regional do Trabalho) determinou o retorno imediato de, no mínimo, 80% da frota de BRTs. 

A liminar não foi cumprida pelos funcionários, que continuaram em greve no sábado (26). Além de contrariarem a Prefeitura do Rio e o TRT, os motoristas agiram contra o próprio sindicato da categoria, que pediu a eles que retornassem

Ainda no sábado, a gestão municipal afirmou que demitiria, por justa causa, oito pessoas apontadas como líderes da greve. O prefeito Eduardo Paes chegou a dizer que o movimento seria uma "tentativa de empresários do setor para chantagear a prefeitura usando de forma covarde os trabalhadores do BRT".

Publicidade

O serviço só foi retomado no domingo, quando o Tribunal de Justiça do Rio deu um parecer favorável à prefeitura. Para o R7, a advogada trabalhista Rafaela Sionek explicou a importância do equilíbrio entre os dois lados da história. 

"Claramente, há necessidade de uma gestão de pessoas, com a instituição de políticas dentro do BRT, pois nem sempre as melhorias das condições de trabalho implicam gasto ou estipulação de novos benefícios, mas sim um reconhecimento pelo trabalho realizado: é o que chamamos de salário emocional", comentou Sionek. 

Publicidade

Luta por direitos X gestão municipal

Há três anos com os salários congelados, os motoristas têm o reajuste como a principal reivindicação. De acordo com a advogada trabalhista, "o reajuste evita que o trabalhador perca o seu poder aquisitivo". 

Além do aumento salarial, a categoria pede plano de saúde, pagamento de horas extras, auxílio-alimentação, entre outros direitos, como 40% do FGTS em caso de demissão, auxílio-desemprego e contratação dos funcionários que estão afastados pelo INSS.

Publicidade

No último dia 14 de fevereiro, a Prefeitura do Rio afirmou que vai renovar a frota dos articulados com 557 novos ônibus, comprados em duas licitações. Os veículos terão portas mais robustas e resistentes, com cabine de segregação do condutor, a fim de garantir a segurança do funcionário.

Questionada sobre o benefício disso para os motoristas, a advogada trabalhista Rafaela Sionek acredita que a segurança seja uma pauta importante, mas não é a prioridade da categoria nesse momento:

“Não tenho dúvida de que a questão da segurança é um ponto importante para os motoristas, que acabam sendo alvo de furtos e roubos com uma frequência maior, mas, diante do cenário vivenciado nos últimos dias, o que pareceu estar em jogo nesse momento são as condições de trabalho, de reajuste, a instituição de benefícios. Por isso, acredito que na próxima assembleia, marcada para 7 de março, a pauta seja de benefícios e reajuste, na preferência”.

O Sindicato dos Rodoviários marcou uma assembleia-geral para a próxima segunda-feira (7). Para Sionek, a saída para o empasse entre os motoristas e a gestão municipal é a proposta de uma negociação coletiva, com intermédio do sindicato. Caso não cheguem a um acordo, as instituições terão a opção de recorrer ao TRT, que poderá intermediar as negociações. 

Em nota ao R7, a Prefeitura do Rio, por meio da Mobi-Rio, informou que segue nas tratativas para o acordo coletivo que vem sendo alinhado entre a Mobi-Rio e o sindicato da categoria.

*Estagiária do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.