Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

MP e Polícia Civil fazem operação contra quadrilha de agiotas em São Gonçalo

Agentes cumprem 18 mandatos de prisão e 19 de busca e apreensão contra grupo criminoso

Rio de Janeiro|Do R7

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) está fazendo uma operação nesta terça-feira (21), para desarticular uma quadrilha de agiotas com atuação em São Gonçalo, região metropolitana do Rio. Em ação conjunta com a Polícia Civil, os agentes cumprem 18 mandados de prisão preventiva e 19 de mandados de busca e apreensão contra integrantes do grupo.

A quadrilha foi denunciada pelo MP (Ministério Público) fluminense por práticas de associação criminosa, agiotagem e crime de extorsão. De acordo com a denúncia, o grupo mantinha diversos escritórios onde ofereciam, sem autorização legal, pequenos empréstimos com taxa de juros que superava 30% ao mês. Além da taxa abusiva, os clientes eram cobrados, em caso de inadimplência, mediante extorsões praticadas pela quadrilha.

Os criminosos incentivavam as vítimas a não realizar o pagamento integral da dívida, mas a pagar somente os juros mensais. Com isso, os denunciados conseguiam perpetuar o endividamento, passando a cobrar juros cada vez maiores. As vítimas recebiam, em muitos casos, ameaças de morte e de agressões físicas.

Além dos 18 mandados de prisão, outras quatro pessoas foram denunciadas por integrar a quadrilha, mas não tiveram a prisão preventiva requerida pelo Ministério Público.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.