Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

MPRJ investiga mensagens de ódio enviadas para casal gay no Rio: "gente de cor e afeminada"

Sem assinatura, carta ainda pedia para que jovens deixassem condomínio na zona norte

Rio de Janeiro|Do R7

Carta foi deixada na janela da residência de casal gay
Carta foi deixada na janela da residência de casal gay Carta foi deixada na janela da residência de casal gay

O MPRJ (Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro) anunciou, neste sábado (28), que vai tomar todas as providências cabíveis e necessárias em relação ao caso do casal gay que recebeu uma carta com mensagens homofóbicas e racistas deixada na janela da casa onde vive, em Vicente de Carvalho, na zona norte do Rio. O caso aconteceu no dia 20 de janeiro. 

De acordo com a assessoria de imprensa do MPRJ, a investigação será conduzida pela 22ª PIP (Promotoria de Justiça de Investigação Penal), responsável pelos casos registrados na Delegacia de Vicente de Carvalho (27ª DP).

A carta afirma que Deus não criou o homem para se relacionar com homem nem para a relação entre mulheres. Sem assinatura de autoria, o texto dizia também que “gente de cor e ainda por cima afeminada não está no nível dos que moram aqui”.

Reunião

Publicidade

O caso motivou uma reunião no MPRJ com o estilista e ativista Carlos Tufvesson, ex-coordenador especial da Diversidade Sexual da prefeitura do Rio. Tufvesson encontrou-se, na quinta-feira (26), com a promotora Eliane Pereira e o subprocurador-geral de Justiça de Assuntos Criminais e de Direitos Humanos, Alexandre Araripe Marinho.

Na reunião, o ativista afirmou que a liberdade de expressão religiosa não pode ser usada para discriminar um cidadão. Ele se mostrou preocupado com o aumento do número dos chamados crimes de ódio revelados por diferentes fontes estatísticas do Governo Federal e da ONU (Organização das Nações Unidas).

O subprocurador Alexandre Araripe disse que o MPRJ atua em duas frentes contra o preconceito: pela repressão (por meio, por exemplo, da determinação da instauração de inquéritos policiais) e pela pacificação prévia (por meio do diálogo com esferas do poder público com poder de atuação).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.