R7 - Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

24 de Outubro de 2014

Notícias

Abastecimento de água será normalizado em Caxias a partir de terça, diz Cedae

Por causa das fortes chuvas, 12 mil pessoas ficaram sem água em Caxias

Evelyn Moares, do R7 | 07/01/2013 às 18h21
Publicidade

O abastecimento de água será totalmente restabelecido até a manhã da próxima terça-feira (8) no distrito de Xerém, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, segundo informou, nesta segunda-feira (7), a Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro). O fornecimento já está normalizado na região da Mantiqueira, uma das mais afetadas pelo temporal da semana passada. Por causa das fortes chuvas, 12 mil pessoas ficaram sem água em Caxias.

O prefeito do município, Alexandre Cardoso, disse que agentes da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro
verificaram a existência de coliformes fecais nas caixas d’água dos sete abrigos visitados pelas equipes no município e providenciaram a limpeza dos reservatórios para evitar a proliferação de doenças como a hepatite A, leptospirose e diarreia, e de focos do mosquito transmissor da dengue.

— Até agora não tivemos nenhum episódio de doenças.

Ainda segundo o prefeito, a Cedae está monitorando a água dos abrigos diariamente. Já foram distribuídos, até esta segunda-feira, 42 mil litros de água potável para as famílias afetadas pelas chuvas. A prefeitura está fornecendo diariamente 3.000 quentinhas para a população. Já foram distribuídos ainda 5.400 kits de limpeza e 4.000 kits de higiene pessoal no município.

Cardoso informou também que já foram aplicadas 4.000 vacinas contra tétano na região. A Secretaria Estadual de Saúde montou, no último domingo (6), um Centro de Hidratação de Dengue no posto de saúde de Xerém. Segundo o secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, o centro conta com 12 cadeiras para hidratação e tem capacidade de atender 300 pessoas.

— Estamos tomando medidas contando com o pior cenário, esperando o melhor. Este centro é uma ação preventiva da secretaria para dar apoio ao município.

Fornecimento de energia

A Light (concessionária responsável pelo fornecimento de energia no Rio) informou que o abastecimento de energia já foi normalizado nos pontos em Caxias que não são considerados áreas de risco pela Defesa Civil.

Até as 15h desta segunda, dez casas marcadas pela Defesa Civil, que ficam às margens do rio Capivari, em Xerém, foram demolidas. A previsão, segundo o prefeito de Caxias, é de que mais 140 sejam interditadas. Segundo Cardoso, 80 famílias que terão que deixar suas casas por causa do alto risco de desabamento receberão aluguel social de R$ 500 durante os próximos seis meses.

Veja Relacionados:  água, abastecimento, Duque de Caxias, Cedae
água  abastecimento  Duque de Caxias  Cedae 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!
RSS