R7 - Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

31 de Outubro de 2014

Notícias

Fuga em Bangu: secretaria admite falha em segurança e investiga facilitação

Governo investiga envolvimento de inspetores na fuga de 31 detentos

André Paino, do R7 | 04/02/2013 às 17h23 | Atualizado em: 04/02/2013 às 18h13

Publicidade

O secretário da Seap (Secretaria Estadual de Administração Penitenciária), coronel César Rubens Monteiro de Carvalho, admitiu na tarde desta segunda-feira (4) que houve uma falha no sistema de segurança do Instituto Penal Vicente Piragibe, do Complexo Penitenciário de Bangu, na zona oeste do Rio de Janeiro. Ele não descarta o envolvimento de inspetores na fuga de 31 detentos na manhã de domingo (3). Segundo ele, a suspeita é investigada.

A Seap (Secretaria Estadual de Administração Penitenciária) divulgou, nesta segunda-feira (4), as fotos dos 31 detentos que fugiram.
Segundo a Seap, os suspeitos fugiram do instituto penal por um túnel cavado até a rede de esgotos da região.

— Estamos tentando entender o que ocorreu e não descartamos a conivência de inspetores do presídio na fuga destes detentos. Este presídio não é de segurança máxima e todos os 2.600 presos estão em regime semiaberto, prestes a deixar a cadeia.

Segundo o coronel, o túnel utilizado para a fuga fica no pátio onde os presos recebem a visita e tinha cerca de 5 m de extensão.

— Já existia esse tampão no pátio e foi a partir dele que os presos começaram a fazer o buraco até chegar à galeria de esgoto, por onde percorreram cerca de 450 m até conseguirem escapar, já do lado de fora do presídio.

O secretário não soube explicar quando os detentos fizeram a escavação. Segundo ele, os quatro homens que foram presos, ainda dentro da galeria, não deram detalhes da fuga.

— Talvez, por conivência de algum agente penitenciário, alguém saía da cela e fazia a escavação. Os presos não costumam delatar, por medo de retaliação.

Durante as buscas, os agentes encontraram um cordão que, segundo o secretário, poderia servir como guia para que os fugitivos não se perdessem nas galerias de esgoto.

— Isso nos deu a entender que alguém já tinha feito o trajeto da fuga antes para mostrar o caminho aos demais fugitivos.

Nesta segunda-feira, a polícia fez buscas na zona oeste. Na favela Vila Vintém, em Padre Miguel, três suspeitos foram presos e foram apreendidos drogas e armamentos pesados. Além dos três presos, os PMs apreenderam dois fuzis calibre 7,62, duas pistolas 9mm e drogas ainda não contabilizadas. De acordo com o comandante do Batalhão de Bangu (14º BPM), tenente-coronel Carlos Eduardo Sarmento, policiais também vasculham a Vila Kennedy e a favela da Metral, em Bangu.

Uma sindicância interna foi instaurada pela Seap para apurar as circunstâncias da fuga. Os detentos recapturados foram transferidos para a Penitenciária Laércio da Costa Pelegrino (Bangu I), que é de segurança máxima.

Segundo a Seap, todos estavam prestes a entrar no regime semiaberto, quando o preso pode sair durante o dia para trabalhar e voltar à noite para dormir no presídio, mas a Justiça ainda não havia concedido o benefício.


 
Veja Relacionados:  Administração, Penitenciária, divulga, fotos, detentos, fugiram, presídio
Administração  Penitenciária  divulga  fotos  detentos  fugiram  presídio 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!
RSS