R7 - Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

26 de Novembro de 2014

Notícias

Carnaval: prefeitura fechará trânsito no entorno da Sapucaí por cinco dias

Prefeitura e Estado decretam ponto facultativo para facilitar passagem de carros alegóricos

Evelyn Moraes, do R7 | 29/01/2013 às 17h06

Publicidade

A Prefeitura do Rio fechará o trânsito no entorno do sambódromo, no centro, na madrugada da sexta-feira (dia 8 de fevereiro), véspera de Carnaval, até as 6h da Quarta-feira de Cinzas (dia 13 de fevereiro). O objetivo é facilitar a passagem dos carros alegóricos das escolas de samba da Série A e do Grupo Especial.

No Carnaval deste ano, a Série A, que reúne as escolas de samba dos antigos grupos de Acesso A e B, terá dois dias para os desfiles na Marquês de Sapucaí. Por isso, o prefeito Eduardo Paes (PMDB) e o governador Sérgio Cabral (PMDB) decidiram decretar ponto facultativo no serviço público municipal na sexta-feira, primeiro dia da apresentação das agremiações na passarela do samba.

Na sexta-feira, as 19 escolas da Série A terão até as 6h para estacionar os carros alegóricos na pista central da avenida Presidente Vargas. O secretário de Turismo do Rio, Antonio Pedro Figueira de Melo, afirmou, nesta terça-feira (29), que a prefeitura irá fiscalizar as escolas de samba. Caso não cumpram com o combinado com a Riotur, serão multadas.

Serão colocados 60 painéis de mensagens variáveis na região do sambódromo para orientar os motoristas. Ao todo, 650 agentes de tráfego (guardas municipais, operadores da CET-Rio e controladores de trânsito) atuarão no entorno da Sapucaí com 20 reboques, 80 motocicletas e 60 veículos operacionais para desobstrução de vias.

As mudanças já vão ocorrer na madrugada de quinta-feira (7 de fevereiro) para sexta-feira (8 de fevereiro). A pista central da avenida Brasil será fechada para a passagem dos carros alegóricos que serão deslocados dos barracões localizados nos bairros de São Cristóvão e Caju. Haverá bloqueios também nas regiões das avenidas Francisco Bicalho, Rodrigues Alves e Brasil, além de pontos de acesso à rodoviária Novo Rio e à ponte Rio-Niterói, de sexta para sábado (9 de fevereiro), para a circulação das alegorias das escolas com barracões localizados na zona portuária.

O secretário municipal de Transportes do Rio, Carlos Roberto Osório, explicou, durante coletiva nesta terça no Centro de Operações da Prefeitura do Rio, que as mudanças serão necessárias para evitar problemas no trânsito da cidade.

— Será um dia excepcional a sexta-feira. Não poderemos ter um dia útil normal, já que tivemos que adaptar a mobilidade do trânsito ao Carnaval. Por isso, será necessária uma mudança de comportamento da população na sexta-feira.

Osório disse ainda que pediu permissão à empresa responsável pelas obras do Porto Maravilha para a passagem dos carros alegóricos para evitar transtornos na região da avenida Rodrigues Alves.

Estacionamento da Saara não funcionará no sábado

A Prefeitura do Rio informou ainda que o estacionamento da Saara (Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega), no centro, não funcionará no sábado devido ao deslocamento dos carros alegóricos.

Os foliões que vão até o maior comércio da América Latina para comprar fantasias e adereços para a os dias de Carnaval devem evitar deixar as compras para a última hora. A melhor opção para quem vai até o centro na sexta e no sábado é utilizar o metrô.

A Seop (Secretaria Especial de Ordem Pública) irá atuar com 2.820 agentes e 15 reboques para a retirada de veículos estacionados em locais irregulares. O depósito para onde os automóveis e motocicletas são levados quando rebocados, na rua Benedito Hipolito, estará aberto nos dias de folia entre 8h e 17h.

Ambulantes só credenciados

O secretário especial da Ordem Pública, Alex Costa, informou que somente os vendedores cadastrados pela prefeitura poderão trabalhar no entorno do sambódromo e outras partes do centro da cidade. No total, 204 ambulantes e 153 barracas estão autorizados a trabalhar nos dias de folia nestas localidades.

Vendedores cadastrados para trabalhar em outros bairros da cidade não poderão atuar no entorno da Sapucaí e em outras regiões do centro.


Metrô ficará aberto, sem interrupção, de sexta (8) até terça-feira (12)

O metrô funcionará, sem interrupção, das 5h de sexta-feira (8 de fevereiro) até as 23h de terça-feira (12 de fevereiro), com extensão até as 2h da Quarta-Feira de Cinzas (13 de fevereiro) nas estações Central, Praça Onze e Ipanema/General Osório.

A partir do meio-dia de sábado (9 de fevereiro), os trens da Linha 2 farão o trajeto direto entre Pavuna e Ipanema/General Osório sem transferência. A operação especial de Carnaval se repetirá às 5h de sábado (16 de fevereiro), dia do desfile das escolas campeãs do Grupo Especial, e 23h de domingo (17 de fevereiro).

Postos de saúde na Sapucaí

Quem for assistir aos desfiles no sambódromo contará com sete postos de assistência médica, com um total de 33 leitos, sendo seis deles de suporte avançado para casos de maior gravidade.

Os postos contarão com o trabalho de 200 profissionais e estarão localizados nos setores 1 (concentração), 2, 7, 8, 10 (rua Salvador de Sá), 11 e Apoteose (dispersão). Eles funcionarão das 17h até o término dos desfiles, a partir de sexta-feira (8 de fevereiro) até Quarta-Feira de Cinzas (13 de fevereiro), além do sábado do desfile das escolas campeãs.


 
Veja Relacionados:  Carnaval, prefeitura, fechará, trânsito, no, entorno, da, Sapucaí, por, cinco, dias
Carnaval  prefeitura  fechará  trânsito  no  entorno  da  Sapucaí  por  cinco  dias 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!
RSS