R7 - Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

27 de Maio de 2016

Notícias

Com UPP, bar no Chapéu Mangueira fica famoso e é o primeiro de favela a participar de tradicional concurso

Estabelecimento registra aumento de clientes e entra na lista do Comida di Buteco

Monique Cardone, do R7 | 27/03/2011 às 06h00

Publicidade

Comida gostosa, bebida gelada e bom atendimento. Essas características são comuns em vários restaurantes e bares da zona sul do Rio de Janeiro. Apesar disso, um novo lugar está chamando a atenção de turistas e moradores da favela Chapéu Mangueira, no Leme. O Bar do David será o primeiro estabelecimento de uma comunidade a participar do tradicional concurso de petisco Comida di Buteco. Entre os dias 15 de abril e 15 de maio, as pessoas poderão ir até lá degustar dos petiscos e votar.

David de Jesus, dono do estabelecimento há quatro anos, diz que a UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) foi a grande divulgadora do seu bar.

- Foi através de uma entrevista sobre UPP para um jornal que os policiais me deram a palavra para falar em nome do comércio do Chapéu Mangueira. Durante a conversa, eu disse que servia feijoada de frutos do mar. Eles se interessaram e fizeram uma matéria sobre isso. A partir de então, as pessoas começaram a conhecer mais o meu bar.

Além da forma indireta como a UPP colaborou para a divulgação do estabelecimento, Jesus conta que a segurança proporcionada pela polícia ajudou a aumentar o número de turistas frequentando o bar.

- As pessoas se sentem seguras para visitar a nossa comunidade e comer nos nossos restaurantes. Com pacificação, a clientela aumentou bastante.

O Bar do David abre às 8h para começar a preparar o almoço, que é servido das 11h às 17h. Com três funcionários, o estabelecimento tem no cardápio vários tipos de pratos e prepara, em média, 40 deles por dia.

Para o Comida di Buteco, Jesus pretende fazer 150 pratos diariamente. Ele não revela quais os petiscos que vai servir, mas fala do pedido preferido dos clientes.

- Com certeza a feijoada de frutos do mar é carro-chefe da gente. Pena que no concurso não podemos participar com pratos, só petisco. O segredo da feijoada eu não posso contar, mas garanto que uso produtos de qualidade e cobro um preço bem acessível. Custa R$ 10 por refeição. A aceitação foi fantástica.

O dono do bar disse acreditar ter uma responsabilidade muito grande, porque é o pioneiro de uma comunidade a participar de um dos principais concursos de culinária do país, que acontece em 15 cidades, de oito estados brasileiros.

O Comida di Buteco premia diversas categorias, que vão do tira-gosto à temperatura da bebida, passando pela limpeza e atendimento do estabelecimento.

- Eu quero trabalhar bem para representar o Chapéu Mangueira e para que outras comunidades sejam convidadas também no futuro. Eu tenho certeza que outras favelas também têm bons bares e restaurantes. 

Clientes estrangeiros

Um grupo de três angolanos, que mora no Chapéu Mangueira há quatro meses, frequenta o bar quase todos os dias. O trio senta em uma mesa que fica do lado de fora e costuma tomar refrigerante.

- Sempre estamos aqui porque é bom e perto de casa. Estamos gostando muito de morar no Chapéu Mangueira.

Jesus diz que gosta dos angolanos, mas atende todos os clientes da mesma forma e cobra o mesmo preço, independentemente de ser estrangeiro ou não.

No entanto, ele aponta um problema para o aumento de “gringos” morando na favela, desde a implantação das UPPs.

- Hoje já tem muita gente de fora morando aqui. Antes a gente sabia o nome de todo mundo e onde todos moravam. Quando alguém estava andando pelas ruas com um monte de sacolas, os moradores sempre ajudavam. Agora tem muitos desconhecidos por aqui.

Mesmo assim, Jesus diz que os novos moradores não geram problemas e são bons pagadores.

- É legal também porque eles indicam para outros amigos, que acabam indicando outros e assim o bar vai ficando mais popular. O segredo é acertar na comida e atender bem, que a clientela só aumenta. 


Veja Relacionados:  UPP, comunidade, chapéu mangueira, comida di buteco
UPP  comunidade  chapéu mangueira  comida di buteco 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!
RSS