R7 - Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

27 de Maio de 2016

Notícias

Depois de sequência de atrasos, primeiro
trem chinês entra em operação no Rio

Outras composições só devem começar a circular em agosto

Do R7 | 20/03/2012 às 14h31 | Atualizado em: 20/03/2012 às 15h23

Publicidade

Entrou em operação na manhã desta terça-feira (20) na Central do Brasil, o primeiro dos 30 trens chineses comprados pelo governo do Estado. Segundo o secretário de Transporte, Júlio Lopes, até o mês de agosto todos os trens adquiridos estarão em circulação.

- Nós compramos 30 trens da China e até maio todos estarão no Brasil. Acreditamos que em agosto toda a linha de Deodoro já esteja circulando com as novas composições.

Veja a galeria de fotos

Na cerimônia também foi inaugurado o novo centro de controle operacional da concessionária.

A primeira viagem da nova composição foi da estação Central até a estação Silva Freire, que fica entre os terminais do Méier e do Engenho Novo, na  zona norte. A estação foi reaberta depois de  22 anos fechada. 

Segundo o vice-governador do Rio, Luiz Sérgio Pezão, o Estado está se preparando para a Copa de 2014 e para os Jogos Olímpicos de 2016.

- Nós compramos os trens pela metade do preço. Isto nos deixou um saldo para investimento de aproximadamente R$ 400 milhões. Queremos modernizar toda a frota de trens do Rio de Janeiro. Estamos preparando o Estado para os grandes eventos que virão deixando um legado para a população.

Segundo a Supervia, os trens chineses terão capacidade para transportar 1.300 passageiros e são equipados com ar-condicionado, painéis de led, TVs de plasma, câmeras de monitoramento interno e bagageiros.

Polícia nas estações

Sobre a atuação dos policias de folga na segurança das estações do metrô e dos trens, o secretário de Transportes, Júlio Lopes, disse acreditar que a medida vai formalizar a situação dos que já atuavam no ramo informalmente.

- É um ganho para os policias que não precisarão mais trabalhar irregularmente em seus dias de folga.

A medida, que começa a partir do próximo mês, disponibiliza cerca de 300 policiais militares que passarão a trabalhar, no horário de folga, nas estações de trem e metrô do Rio de Janeiro. Os soldados, escolhidos através do Proeis (Programa Estadual de Integração da Segurança), irão atuar em 700 turnos mensais e, segundo informações do governo do Estado, podem ganhar até R$ 2.100 a mais, caso trabalhem os 12 turnos de oito horas mensais permitidos.

Colaborou: Débora Tosi

Assista ao vídeo:

 

 


 
Veja Relacionados:  trens, inauguração, chinês, Supervia
trens  inauguração  chinês  Supervia 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!
RSS