R7 - Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

23 de Novembro de 2014

Notícias

Ex-presidente Lula inaugura Transoeste
ovacionado pelos operários da obra

Viagem inaugural atrasou aproximadamente duas horas

Marcelo Bastos, do R7 | 06/06/2012 às 13h40 | Atualizado em: 07/06/2012 às 08h43

Publicidade

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta quarta-feira (6) da inauguração do BRT Transoeste, que vai ligar Santa Cruz à Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro. Houve atraso de ao menos duas horas na viagem inaugural do novo sistema. A chuva forte que atingiu a cidade complicou o trânsito na região.

Ele foi ovacionado diversas vezes pelas centenas de pessoas, muitas delas operários que trabalham nas obras, que participaram da inauguração o túnel da Grota Funda que recebeu o nome do ex-vice José Alencar e andou no novo ônibus articulado, que vai ligar Santa Cruz à Barra da Tijuca. 

- Hoje eu tenho a convicção de que o Rio de Janeiro está vivendo o que nunca viveu antes.

Veja como são os ônibus articulados e as estações

Segundo Lula, a parceria entre os governos federal, estadual e municipal contribuiu para o Rio ser eleito como sede da Olimpíada de 2016. O ex-presidente também criticou aqueles a quem chamou de pessimistas e alfinetou a seleção brasileira de futebol.

- Eu gostaria de dizer uma coisa aos pessimistas, que ficam dizendo que a Copa do Mundo vai ser um fracasso: a única coisa que não temos pronta é a seleção. O Mano [técnico da seleção] está passando por dificuldades. A gente só precisa tomar cuidado porque se a seleção não chegar á final, não vai jogar no Maracanã. Como eu sou otimista, acredito que o Brasil vai jogar no Maracanã. De resto, tudo vai estar pronto. Não há espaço para pessimismo nesse país.

Sistema

Com 56 km, o corredor vai beneficiar 120 mil pessoas por dia com a redução em uma hora do tempo de viagem, segundo previsão da prefeitura. Esta é a primeira fase do projeto e servirá para adaptação dos usuários.

Nessa etapa, serão abertas nove estações com 11 veículos, entre Pingo D’água e Alvorada. O serviço funcionará fora dos horários de pico, ou seja, somente entre 10h e 15h, de domingo a segunda-feira.

BRT vai tirar de circulação 26 linhas


O BRT vai tirar de circulação 26 linhas convencionais. Mas, segundo o secretário municipal de Transportes do Rio, Alexandre Sansão, não há prazo definido para os ônibus convencionais pararem de circular.
 
— Os ônibus permanecerão circulando até que todo o sistema seja implantado. A nossa estratégia é manter este serviço até que ele não seja mais necessário, até que as pessoas estejam adaptadas ao BRT.
 
O prefeito Eduardo Paes fez questão de frisar que o corredor expresso só estará funcionando completamente em dois meses e que esta primeira fase é um período de adaptação.
 
— O processo será implementado aos poucos para que o usuário entenda como funciona o BRT. Por isso, faremos o trabalho de forma gradual, para que tudo seja feito com muita segurança.

Assista ao vídeo:


 
Veja Relacionados:  Durante inauguração da Transoeste, Lula diz que<br> valeu a pena pedir votos para Eduardo Paes
Durante inauguração da Transoeste  Lula diz que<br> valeu a pena pedir votos para Eduardo Paes 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!
RSS