Diretor da Vila disse que escola pode ser prejudicada há um mês do Carnaval
Bruno Rousso, do R7 | 08/02/2011 às 10h35Por causa do incêndio que atingiu três barracões e um centro cultural na Cidade do Samba, zona portuária do Rio de Janeiro, na última segunda-feira (7), as instalações da Vila Isabel e da Porto da Pedra estão sem energia elétrica nesta terça-feira (8).
O diretor de barracão da escola da zona norte do Rio, Belo da Vila, se disse preocupado com a situação.
- Estamos sem trabalhar e não sabemos por quanto tempo a situação vai ficar assim. Temos medo que isso prejudique o nosso Carnaval porque estamos a um mês do Carnaval. Temos muito maquinário, que está sem funcionar.
Já no barracão da escola de São Gonçalo, cidade da região metropolitana, ninguém foi encontrado para comentar o caso.
Tragédia um mês antes do Carnaval
Um grande incêndio atingiu a Cidade do Samba, na zona portuária do Rio de Janeiro, por volta das 7h de segunda-feira (7). O fogo destruiu os barracões das escolas Portela, União da Ilha e Grande Rio, além da um espaço cultural da Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba). A tragédia ocorreu a um mês do Carnaval para desespero de foliões e organizadores.
Cerca de 120 bombeiros de quatro quartéis e com 20 veículos levaram mais de quatro horas para combater as chamas, que puderam ser vistas de vários pontos da capital e até de Niterói, cidade na região metropolitana do Estado.
O relações públicas da corporação, tenente-coronel Alexandre Rocha, disse que o fogo começou no barracão da Grande Rio, escola mais afetada, e se alastrou rapidamente pelos barracões da União da Ilha e Portela, e pelo espaço cultural da Liesa.
A Defesa Civil confirmou que parte dos barracões atingidos terá que ser demolida. A área superior será derrubada, já que o teto foi comprometido pelas chamas. Ainda segundo o órgão, o primeiro pavimento não sofreu danos.
Um bombeiro e um homem de aproximadamente 30 anos foram intoxicados com a fumaça. O militar foi levado para o hospital da corporação, enquanto o homem foi encaminhado para o hospital Souza Faria, no centro. O aderecista da Grande Rio, Simon Garcia, de 26 anos, se feriu ao pular do 3º andar para fugir do incêndio. Ele sofreu escoriações e também foi levado para o hospital Souza Aguiar. Todos passam bem.
O prefeito Eduardo Paes prometeu ajuda em dinheiro para a Grande Rio, a União da Ilha e a Portela. Os recursos podem ser da própria prefeitura ou vir de parcerias com a iniciativa privada.
Sem rebaixamento em 2011
Por causa do incêndio que prejudicou as três agremiações, a Liesa decidiu que nenhuma escola de samba do grupo Especial será rebaixada este ano. Grande Rio, Portela e União da Ilha vão desfilar, mas não serão julgadas.
Sendo assim, 13 escolas desfilam no carnaval de 2012, já que uma agremiação do grupo de Acesso sobe para o grupo Especial. Além disso, duas escolas descem para o grupo de Acesso em 2012, voltando para o número normal de 12 escolas no grupo Especial em 2013.
Assista ao vídeo e conheça a história da Cidade do Samba:
![]() |
![]() |
Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.
Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7