R7 - Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

1 de Outubro de 2014

Notícias

Moradora do Alemão que perdeu
casa três vezes ganha apartamento

Com medo de invasões, moradores adiantam mudança

Isabele Rangel, do R7 | 16/01/2012 às 15h51
Publicidade

Moradores de áreas de risco do complexo de favelas do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro, receberam nesta segunda-feira (16), 192 apartamentos construídos com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).  Cada unidade habitacional tem de 42m² a 46m². Medidas modestas, que representam segurança para pessoas como dona Rosa Fagundes, de 63 anos. A catadora de latinhas já perdeu a casa três vezes.

- A primeira casa eu perdi quando tinha 14 anos. Foi quando a minha família morreu. Depois que eu construí a minha família, caiu um poste em cima da segunda. Só não aconteceu nada porque eu estava na igreja com os meus filhos. Depois, a minha patroa me deu um dinheiro, eu comprei uma casa aqui no Alemão, mas casa caiu. Agora, eu ganhei uma casa e tenho certeza que ela não vai cair.

Dona Josefa, moradora do Alemão há 31 anos, também comemorou muito a novidade. Emocionada, ela contou como era o antigo imóvel em que vivia com a família.

- Antes era um cômodo, só. Quatro pessoas moravam comigo. Agora são dois quartos, sala, cozinha e banheiro: o meu castelo.

A alegria pelo novo teto contrasta com o medo de uma invasão. Por isso, dona Josefa se prepara para ocupar sua nova casa já nesta terça-feira (17).

- Quanto mais rápido se mudar, é melhor, porque tem invasão. Eu já vou vir dormir aqui amanhã. Nem que seja só um edredom no chão e uma esteira, eu vou vir para cá para dormir.

O receio é de que ocorra o mesmo que em Manguinhos, também na zona norte. No local, ao menos 12 moradores foram expulsos por traficantes, que tomaram os apartamentos dos seus verdadeiros donos. Nesta segunda-feira, o governador Sérgio Cabral informou que a polícia vai investigar os casos.

No complexo do Alemão, o condomínio inaugurado tem dez blocos com quatro andares, somando 16 unidades em cada prédio. O local conta com parquinho e estacionamento. Além disso, todos os apartamentos têm varandas. O conjunto habitacional fica a apenas alguns metros da clínica da família e da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), da estrada do Itararé. Os outros 32 apartamentos ficam nas proximidades e não estão dentro do condomínio.


 
Veja Relacionados:  mulher, perdeu, casa,apartamento, Alemão
mulher  perdeu  casa  apartamento  Alemão 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!
RSS