R7 - Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

31 de Outubro de 2014

Notícias

Condutor de bonde foi um herói, diz
vítima do acidente em Santa Teresa

Ele gritou avisando passageiros de que veículo estava sem freio

Evelyn Moraes, do R7 | 30/08/2011 às 12h39
Publicidade

O projetista Jorge Daniel de Athayde, 30 anos, morador da Ilha do Governador, na zona norte do Rio de Janeiro, uma das vítimas do acidente com o bonde de Santa Teresa no último sábado (27), disse que o condutor do veículo foi um herói. Ele contou que, na hora da descida do percurso, o bonde ganhou velocidade, e um amigo dele, que estava mais à frente, ouviu o motorneiro gritar: “tá sem freio”. Ele disse que Nelson Correia dos Santos tentava frear o bonde e controlar o volante, mas não conseguiu parar.

- Ele estava andando na velocidade normal do bondinho. Com a descida, o veículo pegou velocidade. Ele tentava controlar o volante e frear o veículo, mas não conseguia. Meu amigo ouviu ele gritar: “tá sem freio”. Ele, na verdade, foi um herói. Ele tentou parar o bonde, mas não teve jeito.

Athayde e os amigos Fernando Machado e André Neves só perceberam que havia algo de errado, quando viram que um dos passageiros caiu do lado esquerdo do veículo. Em seguida, eles viram outra queda, desta vez, de uma menina.

- Eu comentei com os meus amigos que parecia que o bonde ia desmontar nos trilhos. A gente só percebeu que estava acontecendo algo de errado quando vimos um passageiro cair do lado esquerdo. Depois, vimos uma menina cair do lado direito. A sorte é que nós estávamos na parte de trás, do lado esquerdo.

Ele contou ainda que, antes do bondinho partir da estação de Santa Teresa, o cobrador mexeu em uma corda, localizada no teto do veículo, e disse para o motorneiro seguir viagem.

- Ele mexeu em um objeto que parecia uma corda, no teto do veículo, do lado direito, e disse para o motorneiro seguir viagem. Deve ser um procedimento normal. Não sabemos o que é exatamente.

Athayde ficou ferido no olho direito, na cabeça, na testa e teve arranhões nos braços e nas pernas. Ele e os amigos, que também tiveram ferimentos, foram socorridos no Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro, e liberados no mesmo dia do acidente.

Assista ao vídeo:

 Secretário questiona conduta do condutor

A Central (Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística), empresa responsável pela operação e manutenção dos bondes de Santa Teresa e vinculada à Secretaria Estadual de Transportes, será intimada pela polícia a prestar informações técnicas e administrativas sobre o sistema, segundo informou nesta terça-feira (30) o titular da delegacia de Santa Teresa (7ª DP), Tarcísio Jansen. Funcionários também serão intimados a depor.

O secretário Estadual de Transportes, Júlio Lopes, disse que o bonde que se acidentou deveria ter ido para a oficina porque havia batido em um ônibus uma hora antes da tragédia e questionou a conduta do motorneiro Nelson Corrêa da Silva, que morreu no acidente.

Nesta segunda-feira (29), o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro abriu um inquérito para apurar as responsabilidades sobre o acidente. O promotor Carlos Andresano, da 3ª Promotoria de Defesa do Consumidor, que conduzirá o inquérito, disse ainda que pretende marcar uma reunião entre representantes da Central e o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes.

Onze vítimas internadas

Onze vítimas do acidente permanecem internadas nesta terça-feira (30). A Secretaria Municipal de Saúde informou em nota que um menino de três anos permanece internado no CTI (Centro de Terapia Intensiva) do hospital Souza Aguiar e seu estado de saúde é estável. Uma das mulheres também hospitalizada no Souza Aguiar passou por uma cirurgia nesta terça para correção de uma fratura. As outras duas mulheres que estão no mesmo no hospital passam bem.

Ainda segundo a secretaria, o jovem internado no hospital Miguel Couto também passa bem.

No hospital Quinta D’Or, um paciente está internado em quarto, sem previsão de alta, com estado de saúde estável. Já no hospital Copa D’Or, cinco pacientes passarão por intervenção cirúrgica nesta terça e não há previsão de alta


Veja Relacionados:  motorneiro, bonde, acidente
motorneiro  bonde  acidente 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!
RSS