R7 - Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

31 de Julho de 2014

Notícias

Organizadores levam 200 ônibus de Campos para mobilização dos royalties no centro do Rio

Movimento vai acontecer no centro do Rio

Do R7, em Campos, com Rede Record | 17/10/2011 às 12h10
Publicidade

Cerca de 200 ônibus saíram no final da manhã desta segunda-feira (17) de Campos dos Goytacazes, no norte do Estado do Rio de Janeiro, em direção a capital fluminense. Os veículos lotados levaram manifestantes para a mobilização “Justiça para quem produz”, em defesa do repasse dos royalties para os municípios produtores de petróleo.

A manifestação está marcada para as 16h desta segunda-feira, na Cinelândia, no centro do Rio.

Os organizadores aproveitaram o feriado do comércio e o ponto facultativo nos órgãos públicos do município para mobilizar a população.

O ato público é para chamar a atenção da população para a polêmica do pagamento dos royalties. Os parlamentares têm que definir até a próxima quarta-feira (19) como ficará a distribuição dos recursos dos royalties. A verba é distribuída entre os municípios produtores de petróleo, como forma de compensação financeira pelos impactos sofridos com a exploração do petróleo nas cidades. No final do governo Lula o deputado federal Ibsen Pinheiro propôs a distribuição dos recursos para todo o país. A decisão de aprovar ou não a emenda constitucional ficou para o atual governo.

A mudança afeta diretamente o orçamento de dez municípios, que formam a Ompetro (Organização dos Municípios Produtores de Petróleo). São eles: no norte do Estado, Campos dos Goytacazes, Macaé, Quissamã, São João da Barra e Carapebus; na baixada litorânea: Casimiro de Abreu e Rio das Ostras; na região dos Lagos, Cabo Frio e Búzios; e na região metropolitana, Niterói.

Com a nova proposta algumas cidades vão perder até 80% do orçamento, como Búzios. Em Rio das Ostras a situação é parecida, e o município deixaria de receber R$ 300 milhões por ano. Em Campos, a queda na arrecadação do próximo ano seria na ordem dos R$ 100 milhões.


 
Veja Relacionados:  royalties, manifestantes, campos
royalties  manifestantes  campos 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!
RSS