R7 - Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

20 de Outubro de 2014

Notícias

Paes anuncia integração de Bilhete Único de ônibus com metrô e barcas

Integração deve ocorrer dentro de seis meses no Rio de Janeiro

Evelyn Moraes, do R7 | 01/01/2013 às 16h46 | Atualizado em: 01/01/2013 às 20h38
Publicidade

Entre os mais de 40 decretos publicados nesta terça-feira (1º) no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro, está a implementação da integração dos ônibus municipais com o metrô e as barcas nos próximos seis meses. A partir de julho, o carioca poderá usar o Bilhete Único Carioca para fazer viagens em qualquer meio de transporte público existente no Rio.

Criado em novembro de 2010, o Bilhete Único Carioca faz parte da política de integração tarifária do município que permite aos usuários realizarem duas viagens em ônibus municipais, sem ar-condicionado, ou fazerem viagens ônibus-trens ao custo de apenas uma tarifa dentro do intervalo de duas horas.

Atualmente, o bilhete é utilizado em cerca de 400 mil viagens por dia. Já o Bilhete Único Carioca Universitário permite a meia passagem a bolsistas do ProUni e a alunos cotistas das universidades públicas.

O prefeito Eduardo Paes (PMDB), que tomou posse às 14h15 desta terça-feira (1º), anunciou também outras medidas publicadas no Diário Oficial, como o controle de ponto biométrico de médicos dos hospitais municipais e a construção de quase 300 escolas com ensino integral até 2016. O anúncio do controle de ponto acontece após um neurocirurgião faltar ao plantão de Natal e uma criança, que teve morte cerebral, esperar oito horas por cirurgia.

A implantação do ponto biométrico ocorrerá no prazo de 180 dias e, segundo o secretário da Casa Civil, Pedro Paulo, deve ser feito por impressão digital. Mais tarde, no Palácio da Cidade, Paes comentou a medida.

— Nós já tínhamos [o projeto], independente desta situação absurda que infelizmente levou à morte cerebral de uma criança na nossa cidade. A respeito deste profissional, não sei nem se eu devo chamá-lo assim, com seu ofício, mas já era um compromisso meu na campanha de implantar o ponto biométrico para controle destas situações.

Entre as medidas anunciadas, também está o projeto Fábrica de Escolas Engenheiro Leonel Brizola que prevê a construção de quase 300 escolas em tempo integral até 2016. A previsão é de que, até 2020, todas as crianças estejam matriculadas em unidades de ensino integral.

Posse na Câmara Municipal

Começou por volta das 11h20 a cerimônia de posse do prefeito do Rio de Janeiro reeleito e de seu vice, Adilson Pires, na Câmara Municipal, na Cinelândia, no centro da cidade. Na mesma solenidade, os 51 vereadores eleitos assumiram seus cargos. A posse aconteceu às 14h15.

Na mesma cerimônia, o presidente da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, Jorge Felippe (PMDB), foi reeleito com 47 votos dos 51 vereadores presentes na solenidade de posse dos parlamentares. Ele preside a mesa diretora desde 2009. Esta é a terceira reeleição do vereador.

Os outros membros eleitos foram o vereador Luiz Carlos Ramos (PSDC) , 1º vice-presidente da Câmara; Leonel Brizola Neto (PDT), 2º vice-presidente; Dr. Jairinho (PSC), 1º secretário; Carlo Caiado (DEM), 2º secretário; Renato Moura (PTC), 1º suplente; e Laura Carneiro (PTB), 2º suplente.

Paes teve 64,60% dos votos válidos, com 2.097.733 votos. O prefeito comemorou o resultado com um show no parque de Madureira, na zona norte da cidade. As apresentações da bateria da Portela e dos artistas Arlindo Cruz e Monarco atraíram 5.000 pessoas.

Assista ao vídeo:


 
Veja Relacionados:  prefeito, rio, cargo, secretário, vereadores
prefeito  rio  cargo  secretário  vereadores 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!
RSS