R7 - Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

26 de Novembro de 2014

Notícias

Petróleo ajuda Campos a obter a maior
participação no PIB do Brasil em 2008

Alta nos preços do barril ajudou a cidade a gerar 1,0% da riqueza do país

Sérgio Vieira, do R7 | 10/12/2010 às 13h15

Publicidade

O município de Campos dos Goytacazes, localizado na região norte do Estado do Rio de Janeiro, foi o que registrou maior crescimento na participação percentual do PIB (Produto Interno Bruto) - representa a soma de todos os bens materiais e serviços produzidos numa determinada região – no ano de 2008, entre aqueles que contribuíam com pelo menos 0,5% do PIB nacional, de acordo com informações divulgadas nesta sexta-feira (10) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

Entre os anos de 2007 a 2008, a participação de Campos aumentou de 0,8% para 1,0% de toda a riqueza gerada no país. Apesar de parecer percentualmente um valor pequeno, essa diferença não foi alcançada por nenhuma das quase 5600 cidades do Brasil. 

Segundo análise da instituição, os municípios que têm na base de sua economia ligada à produção agrícola e à extração mineral foram os mais beneficiados em 2008. Campos se beneficia de uma intensa produção de petróleo e gás natural, favorecida pelo aumento na extração do produto além da alta nos preços do barril. De acordo com a (ANP) Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, o barril do tipo Brent ficou 36,6% mais caro entre os dois anos. 

Em 2008, os seis municípios com as maiores participações no PIB do país, todos capitais, representavam aproximadamente 25,0% do PIB brasileiro: São Paulo (SP), 11,8%; Rio de Janeiro (RJ), 5,1%; Brasília (DF), 3,9%; Curitiba (PR), 1,4%; Belo Horizonte (MG),1,4% e Manaus (AM), 1,3%. No outro extremo, os 1313 municípios com os menores PIB (onde residiam 3,4% da população) respondiam por apenas 1% do PIB do país. A concentração permanecia semelhante à dos anos anteriores.


 
Veja Relacionados:  Campos, petróleo, PIB, IBGE
Campos  petróleo  PIB  IBGE 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!
RSS