R7 - Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

1 de Setembro de 2014

Notícias

Prefeitura não quer que linha Charitas x Ipanema
passe pelo corredor para ônibus em Copacabana

Segundo o Detro, as empresas receberam autorização para mudar o itinerário original

Evelyn Moraes, do R7 | 23/02/2011 às 14h05

Publicidade

A Prefeitura do Rio de Janeiro notificou o Detro (Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro) e as empresas responsáveis pela linha 740 D – Charitas x Ipanema para que mudem o itinerário dos ônibus, a fim de evitar a passagem dos coletivos pelo corredor exclusivo da avenida Nossa Senhora de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, as companhias mudaram o trajeto original da linha, que era Charitas x Leme, por conta própria. O Detro informou que a autorização do prolongamento da linha até o Leblon foi entregue para o secretário Alexandre Sansão no dia 10 de fevereiro deste ano. No entanto, só agora, após a implantação do BRS (Bus Rapid Service) no bairro, a secretaria resolveu se manifestar sobre o assunto.

O órgão do estado e as empresas informaram que não foram notificados sobre a mudança. Segundo o Detro, foi pedido à prefeitura, antes da inauguração do corredor exclusivo para ônibus, um documento para oficializar o ponto de parada da linha 740 D na avenida Nossa Senhora de Copacabana. Até o início da tarde desta quarta-feira (23), o departamento não obteve nenhuma resposta.

No primeiro dia útil de funcionamento do BRS, uma passageira perguntou a uma funcionária da Fetranspor (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro), contratada para orientar as pessoas sobre a mudança nos pontos de parada da via, que não sabia onde passavam ônibus para Niterói e que era para ela ler o panfleto que está sendo distribuído com as novas informações. No entanto, no papel, não há nenhuma linha indicada com destino ao município da região metropolitana.

A secretaria informou que a linha não está no informativo, porque não tem autorização para trafegar pela Nossa Senhora de Copacabana. Enquanto o impasse continuar, os ônibus estão parando no ponto BRS 3, mesmo sem a autorização da prefeitura.

De acordo com a Auto Viação 1001, uma das companhias responsáveis pela linha 740 D, a permissão da extensão foi publicada no Diário Oficial no dia 14 de maio de 2010. Os ônibus mudaram a rota no final de novembro do ano passado, quando foram concluídos todos os ajustes necessários.

Uso de baias está permitido na avenida Nossa Senhora

A secretaria permitiu o uso das baias (recuos nas calçadas) da avenida Nossa Senhora de Copacabana para embarque e desembarque de passageiros de táxis e por caminhões entre 9h e 18h.


 
Veja Relacionados:  ônibus, Niterói, BRS, avenida Nossa Senhora de Copacabana
ônibus  Niterói  BRS  avenida Nossa Senhora de Copacabana 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!
RSS