R7 - Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

17 de Abril de 2014

Notícias

Greve dos professores deixa 800 mil alunos
sem aulas no Rio, diz sindicato

Governo ameaçou com o corte do ponto se categoria não retornar às atividades

Sérgio Vieira, do R7 | 14/06/2011 às 13h06
Publicidade

A coordenadoria geral do Sepe (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação) informou nesta terça-feira (14) que cerca de 800 mil alunos da rede estadual de educação do Rio de Janeiro encontram-se fora das salas de aula, por conta da greve do professores. 

Greve dos professores deixa 17 escolas estaduais sem aula

A categoria se reúne nesta terça-feira para discutir os próximos passos da greve, que discute possíveis manifestações, como as realizadas pelos bombeiros, a partir da próxima quarta-feira (15).

A escalada da situação é iminente. Nesta terça-feira os professores que aderirem à greve da rede estadual no Rio de Janeiro foram ameaçados de ter o ponto cortado se não retomarem as atividades pela Seeduc (Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro).

A secretaria afirmou que está aberta à negociação, mas que ainda, segundo Beatriz Lugão, coordenadora-geral do Sepe não houve nenhuma reunião agendada.

Pelo contrário, a coordenadora do Sepe diz que o governo não está disposto a negociar, já que desde o começo de maio a categoria entrou em estado de greve mas que em apenas um oportunidade, na primeira semana de junho, houve um encontro para tentar discutir uma provável solução para o impasse.

A greve pede reajuste emergencial de 26% do salário base (que segundo o Sepe, para um profissional recém-formado, é de R$ 620) e o descongelamento do plano de carreira dos funcionários administrativos da rede estadual. Além disso, pede também a incorporação imediata da totalidade da gratificação do Nova Escola (prevista para terminar somente em 2015).

Nesta terça-feira (14), a categoria aponta que mais de 65% das escolas do Estado do Rio de Janeiro estão com as atividades paralisadas e que faltam, em todo o sistema, mais de 10 mil professores. Por sua vez, a Secretaria Estadual de Educação conta com 2% dos 51 mil professores fora das salas de aula.

Segundo a secretaria, a rede estadual de ensino conta com 1.457 unidades escolares, 1,1 milhão de alunos e 75 mil professores, sendo 51 mil regentes de turma.


 
Veja Relacionados:  professores, greve,
professores  greve 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!
RSS