R7 - Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

25 de Outubro de 2014

Notícias

Réveillon: trânsito de Copacabana será totalmente fechado às 22h

Interdição para carros particulares, inclusive de moradores, começa às 18h

Bruno Rousso, do R7 | 26/12/2012 às 16h54
Publicidade

Copacabana será totalmente fechada para veículos às 22h do dia 31 de dezembro para a festa de Réveillon. Veículos particulares, inclusive de moradores, serão proibidos no bairro a partir das 18h. O esquema de trânsito e transporte público para a festa, que deve reunir 2 milhões de pessoas, foi divulgado na tarde desta quarta-feira (26) pela Prefeitura do Rio.

Na virada de 2011 para 2012, a região foi bloqueada integralmente para veículos às 23h15. Segundo a prefeitura, 45 minutos para liberar as vias de ônibus e táxis não foram suficientes. De acordo com o secretário de Transportes, Carlos Roberto Osório, a medida vai evitar tumulto na saída do evento.

— O maior desafio é a saída da festa, porque dois milhões, que chegam ao longo de 10, 12 horas, saem juntas em um período muito curto. Com essas medidas, como adiantar a interdição a veículos para as 22 horas, vamos resolver um problema clássico: pedestres juntos com carros.

Os bloqueios no bairro começam às 7h do dia 31, quando a pista junto à orla será fechada para implantação de área de lazer, como ocorre aos domingos e feriados. Às 15h, a pista da avenida Atlântica que beira os edifícios também será interditada.

A partir das 18h, somente ônibus e táxis poderão circular em Copacabana. Às 22h, os acessos ao bairro serão fechados e agentes da Guarda Municipal e CET-Rio irão orientar a retirada de todos esses veículos, restringindo o bairro aos pedestres.

Às 4h do dia 1º, táxis e ônibus voltarão às ruas internas de Copacabana para ajudar no escoamento do público. Às 6h, o trânsito será liberado para todos os veículos. O bairro será totalmente liberado da operação Réveillon a partir das 10h, sendo mantida apenas a interdição para área de lazer, em razão do feriado.

Além de Copacabana, as intervenções no dia da festa de Ano Novo se estenderão a outros bairros. A pista junto à orla de Ipanema e Leblon fechará às 18h do dia 31.

O aterro do Flamengo e a enseada de Botafogo serão interditados às 20h. Na enseada, somente ônibus circularão a partir deste horário.

Metrô

A concessionária Metrô Rio recomenda a utilização das estações Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos, Cantarão e General Osório. Só serão aceitos os bilhetes especiais com horários pré-determinados.

Durante a operação, entre 19h do dia 31 e 5h do dia 1º, não haverá necessidade de baldeação. O metrô recomenda que o usuário opte pela estação Siqueira Campos na saída da festa.

Ônibus de linhas regulares

Mais de 80 linhas passam pela área para chegar ao evento. Após a festa, os usuários deverão se dirigir as áreas especiais de embarque: enseada de Botafogo ( com destino ao centro, zona norte e grande Tijuca), Lagoa (São Cristóvão e Praça da Bandeira) e rua Prudente de Morais (Jacarepaguá, Barra e zona oeste).

Ônibus de turismo

Os ônibus fretados não poderão estacionar em Copacabana ou em seu entorno. A prefeitura recomenda que esses veículos sejam parados na área do teleporto e na avenida Rio branco.


Veja Relacionados:  Réveillon, trânsito, Copacabana
Réveillon  trânsito  Copacabana 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!
RSS