R7 - Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

2 de Outubro de 2014

Notícias

Vândalos depredam estátua do compositor Noel Rosa em Vila Isabel

Cadeira de bronze, onde turistas posavam ao lado do artista, foi arrancada da calçada

Do R7, com Rede Record | 08/01/2013 às 10h31
Publicidade

Vândalos atacaram mais uma estátua que homenageia um ícone da cultura carioca. Desta vez o alvo foi o compositor Noel Rosa, que teve uma cadeira de bronze arrancada da calçada, em Vila Isabel, zona norte do Rio de Janeiro. A prefeitura informou não ter previsão de data para repor a peça.

A cadeira foi retirada do conjunto formado também pelas estátuas de Noel e de um garçom, por uma mesa e outra cadeira. Na cena, o compositor de sambas antológicos como "Feitiço da Vila" e "Palpite infeliz", que morreu aos 26 anos em 1937, está sentado a uma mesa de bar, seu habitat preferido. Ele toma uma cervejinha enquanto o garçom está ao lado, atendendo o ilustre freguês.

Localizada na esquina do Boulevard 28 de Setembro com Rua São Francisco Xavier, a obra chama bastante atenção por sua beleza e pelos detalhes físicos dos personagens. Está sempre rodeada de curiosos e muitos turistas aproveitavam para se sentar na cadeira que foi furtada e serem fotografados ao lado do poeta da Vila.

Não foi a primeira vez que a obra foi depredada. Há quatro meses, o corpo de cerveja de Noel foi arrancado da mesa. A Prefeitura do Rio enfrenta atos de vandalismo como esse em outras estátuas e bustos em homenagem a figuras importantes para a história da cidade. Um exemplo é a estátua do poeta Carlos Drummond de Andrade, na praia de Copacabana, que já teve os óculos arrancados diversas vezes.

Para tentar conter essa violência ao patrimônio histórico e cultural do Rio, a prefeitura vem instalando câmeras de vigilância para tentar captar os flagrantes e acionar a Guarda Municipal. Algumas estátuas, como em Copacabana e na Praça 15, no centro da cidade, já são monitoradas durantes 24 horas pelo Centro de Operações da prefeitura, que pretende ampliar o sistema.

Assista ao vídeo:


 
Veja Relacionados:  estátua, noel rosa, vândalos
estátua  noel rosa  vândalos 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!
RSS