R7 - Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

24 de Novembro de 2014

Notícias

Veja as opções de transporte público para curtir o Carnaval no Rio

Metrô, trens, barcas e ônibus prepararam esquema especial para os dias de folia

Do R7 | 08/02/2013 às 02h00
Publicidade

A festa mais esperada pelos cariocas chegou. O Carnaval, que começa nesta sexta-feira (8) e vai até terça-feira (12), já mudou a rotina dos moradores da Cidade Maravilhosa. São centenas de blocos nas ruas da capital e milhares de pessoas são esperadas na Marques de Sapucaí. A melhor opção para curtir os dias de folia é o transporte público. Metrô, trens, barcas e ônibus prepararam esquema especial de operação. Veja a seguir como funcionarão as principais opções de transporte público. Escolha a sua e divirta-se.

Trens


Os trens funcionarão 24 horas nos dias de Carnaval. Segundo a Supervia, concessionária que administra os trens na cidade, haverá trens extras a partir desta sexta. Ao todo, serão oferecidas 76 viagens adicionais.
 
Na sexta, haverá 22 viagens adicionais para os ramais Japeri, Belford Roxo, na Baixada Fluminense, e Santa Cruz, na zona oeste. Os intervalos entre os trens serão reduzidos a partir das 15h. O tempo médio entre as partidas dos trens do ramal Japeri será de oito minutos; as composições do ramal Santa Cruz circularão com intervalos de sete minutos e os passageiros do ramal Belford Roxo serão atendidos a cada 15 minutos.

Entre sábado (9) e segunda (11), os ramais Japeri, Santa Cruz, Belford Roxo e Saracuruna contarão com 54 viagens adicionais com partidas da estação Central do Brasil a cada duas horas durante toda a madrugada.

Na Quarta-feira de Cinzas (13), os trens circularão com intervalos menores no período da manhã, exceto as partidas de Campo Grande e ramais Saracuruna, Vila Inhomirim, na zona oeste, Guapimirim e Paracambi, na baixada, que circularão normalmente.

Metrô

O metrô circulará em esquema especial, sem interrupção, das 5h de sexta às 23h de terça-feira, com extensão até as 2h de quarta-feira nas estações Central, Praça Onze e Ipanema/General Osório.

A partir do meio-dia de sábado, os trens da linha 2, que liga a zona norte à sul, farão o trajeto direto entre Pavuna e Ipanema/General Osório sem transferência. A operação especial se repetirá entre 5h de sábado e 23h de domingo (17) para atender ao desfile das campeãs, no sambódromo.

Barcas

As barcas irão operar com horários especiais na segunda e quarta e irão realizar viagens extras durante as madrugadas, de domingo a terça-feira. De acordo com a CCR Barcas, concessionária que administra as barcas, a previsão é de que sejam transportados cerca de 500 mil passageiros durante os dias de folia.
 
No sábado, por conta do desfile do Bloco Cordão da Bola Preta, a concessionária poderá realizar viagens extras na linha Praça Arariboia-Praça 15, de acordo com a demanda.
 
Horários

Segunda-feira
 
No período entre 6h e 10h, os intervalos da linha Praça 15-Praça Araribóia-Praça 15 serão de 15 minutos. Das 10h às 16h, as partidas serão a cada 30 minutos. Entre 16h e 20h, são retomados os intervalos de 15 minutos. As viagens das 20h às 23h30 acontecerão a cada 30 minutos.
 
A linha Praça 15-Charitas-Praça 15 vai operar com intervalos 60 minutos, das 6h30 às 21h.
 
No trajeto Praça 15-Cocotá, os horários das viagens são: 8h10, 10h30, 17h30 e 18h40. Do Cocotá para a Praça 15, estão programadas viagens às 7h, 8h, 9h20, 11h40 e 18h40.
 
A linha de Paquetá funcionará normalmente.
 
Terça-feira
 
A linha Praça 15-Praça Arariboia-Praça 15 vai operar com intervalos de 30 minutos. As linhas do Cocotá e de Charitas não funcionam nos feriados. A linha de Paquetá funcionará normalmente.
 
Quarta-feira
 
No período entre 6h e 11h, os intervalos da linha Praça 15-Praça Arariboia-Praça 15 serão de 20 minutos. Das 11h às 13h, as partidas serão a cada 15 minutos. Entre 13h e 16h20, são retomados os intervalos de 20 minutos. As viagens das 16h20 às 20h acontecerão a cada 10 minutos. E das 20h às 23h30, os horários das partidas serão de 30 em 30 minutos.
 
A linha Praça 15-Charitas-Praça 15 funcionará com intervalos de 20 minutos das 6h40 às 11h. Entre 11h e 12h45, as viagens serão realizadas a cada 15 minutos. Durante a tarde, o trajeto Praça 15-Charitas vai operar com intervalos de 15 a 20 minutos, das 16h05 às 20h30.
 
As linhas do Cocotá e de Paquetá funcionarão normalmente.

Pontos de ônibus

A prefeitura informou que os pontos de ônibus serão divididos por área na região da Marquês de Sapucaí. Para atender quem vai assistir aos desfiles no setor ímpar, estarão disponíveis pontos nas avenidas Henrique Valadares (sentido centro), Presidente Vargas (destino zonas norte e oeste) e na rua do Riachuelo (destino zona sul). A estação Central do metrô, que funcionará 24 horas no período do Carnaval, é a melhor opção.

O público que vai assistir do setor par deverá embarcar nos ônibus, na avenida Paulo de Frontin (destino zona sul e centro) ou na avenida Presidente Vargas (destino zonas norte e oeste).


Veja Relacionados:  opções, transporte, público, curtir, Carnaval, Rio
opções  transporte  público  curtir  Carnaval  Rio 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!
RSS