Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Novos desabamentos atingem orla da zona oeste do Rio

Trechos do calçadão e ciclovia da Praia da Macumba estão destruídos

Rio de Janeiro|Agência Brasil

Ressaca no mar provocou os primeiros desmoronamentos em setembro
Ressaca no mar provocou os primeiros desmoronamentos em setembro Ressaca no mar provocou os primeiros desmoronamentos em setembro

Desde o mês passado, a ressaca no mar já derrubou cerca de 300 metros da orla da Praia da Macumba, no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio de Janeiro. Novos flagrantes nesta quarta-feira (11) mostraram o desabamento de mais trechos do calçadão e da ciclovia, que foram construídos há 15 anos.

Os primeiros desmoronamentos começaram há quase um mês, no dia 15 de setembro. Na ocasião, o mar estava de ressaca e o desabamento, que também afetou a ciclovia da região, chegou a ferir sem gravidade uma pessoa que passava pelo local. 

Nesta segunda (9), a força da água voltou a provocar estragos e mais um trecho do calçadão ruiu.

Em nota, a Seconserma (Secretaria de Conservação e Meio Ambiente) disse que formou um grupo de estudos com a Rio-Águas e a Geo-Rio para definir a solução mais adequada para recompor o trecho atingido pelo mar na Praia da Macumba. "Ressaltamos a importância de os frequentadores respeitarem os limites de interdição, a fim de evitar acidentes”, diz ainda o comunidado divulgado nesta quarta-feira.

Publicidade

A prefeitura do Rio informa que já acionou equipes para ampliar o isolamento da área.

Não há emissão de alerta de ressaca pela Marinha para a região nos próximos dias. A previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para o Rio de Janeiro nesta quarta (11) é de temperatura estável, com mínima de 20 graus Celsius (ºC) e máxima de 36ºC, com céu claro a parcialmente nublado e ventos fracos a moderados. Para quinta-feira (12), a temperatura fica entre 23ºC e 30ºC, com céu claro e ventos fracos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.