Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Operação da Secretaria de Segurança do Estado prende três suspeitos de estelionato no RJ

A subsecretaria de inteligência realiza nesta manhã de quarta (26) a Operação Voo Livre

Rio de Janeiro|Do R7

A SSINTE (Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança) realiza, nesta quarta-feira (26), uma operação para cumprir 34 mandados judiciais, sendo nove de prisão preventiva e 25 de busca e apreensão em três Estados. A Operação Voo Livre tem como objetivo desarticular uma quadrilha interestadual de estelionatários cuja principal atividade consistia em fraudar seguradoras e locadoras de veículos. Nesta manhã, três pessoas já foram presas, incluindo um policial civil.

Durante as investigações, apurou-se que a ação criminosa se dava em várias etapas. Em um primeiro momento, o Núcleo de Defraudações da quadrilha recolhia documentos perdidos e utilizava os dados para confecção de documentos fraudulentos. Em uma segunda etapa, os criminosos, utilizando a documentação falsa confeccionada, adquiriam ou alugavam veículos em locadoras de automóveis em vários Estados e transferiam os veículos para integrantes do núcleo de “laranjas” da organização criminosa.

Os “laranjas”, davam prosseguimento ao esquema contratando um seguro contra roubo para o veículo, para depois encaminhar os dados do veículo para um policial civil integrante da quadrilha, que registrava ocorrências falsas com a finalidade de receber o dinheiro do seguro. Os veículos eram escondidos durante algum período e depois encaminhados para o núcleo de desmanche.

Ao longo da investigação, o principal articulador do esquema criminoso, Natanael Azeredo de Ferreira, foi preso pela Subsecretaria de Inteligência durante a deflagração da Operação Amarante, que visava desarticular o tráfico de drogas no bairro do Jardim Catarina, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio. No momento da prisão, foram apreendidos com Natanael diversos documentos que o situam como principal articulador da quadrilha interestadual de falsificadores e estelionatários.

Publicidade

Outro integrante da quadrilha, Lourival Rodrigues da Silva Junior, o Gaivota, foi preso em 2015, após ficar foragido da justiça durante três anos. Lourival já teria respondido a pelo menos três inquéritos policiais relacionados à ações fraudulentas. Quando o estelionatário foi preso, foram apreendidos dentro de seu veículo documentos, diversos cheques e cartões de créditos, que tinham sido falsificados por ele. Ambos os criminosos se apresentavam socialmente como instrutores de Voo Livre.

Assista 24 horas à programação da Record TV no celular, computador ou tablet

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.