Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Operação das Forças Armadas em Niterói tem presos e militar ferido

Objetivo é cumprir mandados de prisão preventiva e busca e apreensão

Rio de Janeiro|Do R7, com Agência Brasil

Forças Armadas e polícia fazem operação no Rio
Forças Armadas e polícia fazem operação no Rio Forças Armadas e polícia fazem operação no Rio

As Forças Armadas e policiais civis e militares fazem desde a madrugada desta quarta-feira (16) uma ação em seis comunidades de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro. A operação, batizada de Dose Dupla, tem como objetivo cumprir 70 mandados de prisão. Até as 11h30, 14 pessoas haviam sido presas e um militar ferido. 

Todos os presos foram encaminhadas à Delegacia de Homicídios de Niterói e dois homens foram liberados. Um deles seria pai de um adolescente que resistiu à condução pelas forças de segurança.

De acordo com as primeiras informações, foram apreendidos seis veículos, duas motocicletas, oito carregadores de fuzil, dois coletes balísticos, três carregadores de rádio, caderno de contabilidade e drogas.

O trabalho faz parte de mais uma etapa do Plano Nacional de Segurança para integrar as Forças Armadas e a Segurança estadual com o objetivo de desarticular o crime organizado no Estado.

Publicidade

O Exército e Marinha estão atuando com um efetivo de 2,6 mil homens, responsáveis pelo cerco de pontos estratégicos. Algumas ruas estão interditadas e os espaços aéreos controlados, com restrições para aviões civis, mas sem interferência nas operações dos aeroportos Santos Dumont e Internacional do Galeão.

Por volta das 4h30, homens das forças de segurança chegaram a bloquear a Ponte Rio-Niterói para permitir a passagem das tropas. A operação tem cerco e bloqueio de ruas nos entornos das comunidades Ititioca, Igrejunha, Atalaia, Preventório, Caramujo e Grota.

Publicidade

Ao todo participam da operação desta quarta 40 equipes do DGPI (Departamento Geral de Polícia do Interior), mais o efetivo da Delegacia de Jurujuba (79ª DP), outras 40 equipes da DGPC (Direção Geral da Polícia Civil), DGPE (Departamento Geral de Polícia Especializada) e Core (Coordenação de Recursos Especiais).

Os agentes estão responsáveis por "abrir caminho" em áreas conflagradas.

Publicidade

Peritos do DGPTC (Departamento Geral de Polícia Técnica Científica) também foram destacados para imediato acionamento. Outras equipes farão bloqueios de vias - estas contarão com o auxílio do Exército Brasileiro.

Dois helicópteros, uma da Marinha e outro do Exército, e 33 blindados dão apoio às ações, além de 120 viaturas de transportes.

Toda a operação está sendo coordenada pelo CICC (Centro Integrado de Comando e Controle), na Cidade Nova, no Rio.

Militar ferido

Um militar do Exército ficou ferido durante um tiroteio na manhã desta quarta em Niterói. O homem participava de uma ação na comunidade do Caramujo e acabou atingido na mão.

De acordo com a assessoria de imprensa do Exército, o ferimento não é grave. Mesmo assim, a vítima foi encaminhada para o hospital para ser avaliada.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.