Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Operações policiais deixam mais de 8 mil estudantes sem aulas no Rio

Escolas da zona norte e do centro da cidade estão fechadas

Rio de Janeiro|Do R7*

Homens do exército fazem varreduras no morro da Mineira
Homens do exército fazem varreduras no morro da Mineira Homens do exército fazem varreduras no morro da Mineira

Operações policiais deixaram mais de oito mil estudantes sem aulas nesta sexta-feira (27). Ao todo, 13 escolas e 17 instituições de ensino infantil estão fechadas devido ao risco de confrontos no Lins e na Cidade Alta, zona norte carioca, e em vários bairros da região central do Rio.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Educação, apenas em 11 dos 165 dias letivos a rede funcionou completamente. Isto é, em 154 dias alguma escola ou creche do Rio foi fechada por conta da violência.

No Lins, duas escolas, duas creches e um EDI (Espaço de Desenvolvimento Infantil) estão fechados nesta manhã, devido a uma operação policial no Complexo de Favelas do bairro. A ação busca localizar e prender os criminosos envolvidos na morte do coronel Luiz Gustavo Lima Teixeira, comandante do Batalhão do Méier (3º BPM). O oficial foi morto nesta quinta (26), em uma troca de tiros com criminoso que tentavam promover um arrastão na via. No mesmo dia, a PM iniciou ações nas comunidades do Lins em busca dos envolvidos.

Pouco mais de 1.700 alunos estão sem aulas na região.

Publicidade

Na região central da cidade, escolas e creches dos bairros do Rio Comprido, Catumbi, Estácio, Santa Teresa e Centro também estão sem funcionamento nesta manhã. Na área, são cerca de 4.200 estudantes prejudicados com o fechamento de seis escolas e dez instituições de ensino infantil. 

No local, policiais e homens do Exército atuam em uma megaoperação desde a madrugada desta sexta. O objetivo da ação é prender criminosos que exercem a liderança do tráfico de drogas no morro do São Carlos. Agentes também vasculham as comunidades do Querosene, Zinco e Mineira. Mais de 2.500 homens das Forças de Segurança fazem buscas nas favelas e atuam em bloqueios militares nas vias de acesso à região.

Publicidade

Também há operação policial na Cidade Alta, com registro de tiroteios no interior na comunidade. Segundo a PM, a ação é do Batalhão de Olaria (16º BPM). De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, pouco mais de 2.300 alunos ficam sem atendimento com o fechamento de cinco escolas e três instituições de ensino infantil.

Jaqueline Suarez, estagiária do R7 Rio

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.