Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Para comemorar os 450 anos, Rio lança concurso para eleger rainha da cidade

As inscrições para a competição começam nesta quinta-feira pela internet

Rio de Janeiro|Do R7

Solange Medina, que foi a rainha no 400° aniversário do Rio, vai passar a coroa para a musa dos 450 anos
Solange Medina, que foi a rainha no 400° aniversário do Rio, vai passar a coroa para a musa dos 450 anos Solange Medina, que foi a rainha no 400° aniversário do Rio, vai passar a coroa para a musa dos 450 anos

A cidade do Rio vai ganhar uma musa oficial para coroar a comemoração dos 450 anos do município, que acontecerá em 1º de março de 2015. A partir de amanhã (30), o concurso Rainha Rio450 vai mobilizar os moradores para a escolha da mais bela carioca. A fase final está prevista para o dia 17 de janeiro, em cerimônia de gala no Centro Cultural João Nogueira ( Imperator), no Méier, zona norte. A vencedora representará o Rio de Janeiro em eventos oficiais relacionados às comemorações.

As inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico www.rainhario450.com.br a partir desta quinta-feira (30) até 30 de novembro. As interessadas precisam preencher um questionário, atender aos pré-requisitos do concurso e o mais importante, ter relação afetiva com o bairro que representarão. É necessário também enviar foto e um vídeo explicando a importância do bairro na vida da candidata (regulamento completo no site oficial).

O presidente do Comitê Rio450, Marcelo Calero afirmou que uma das principais missões do concurso é permitir a carioca conhecer mais a sua cidade, aumentar a autoestima e reforçar os laços com seus bairros.

— Nesse esforço, nos deparamos com as comemorações do Quarto Centenário, o último grande jubileu que essa cidade comemorou em 1965. Nas pesquisas, percebemos que uma das principais iniciativas foi a eleição da rainha Solange Medina. Queremos algo semelhante nos 450 anos.

Publicidade

O processo de seleção do concurso será dividido em seis etapas. Na primeira, 66 candidatas serão escolhidas, e na segunda, um júri vai selecionar presencialmente 33 moças, uma de cada região administrativa da cidade. Após a escolha, serão produzidas fotos de divulgação para osite oficial. Os nomes das moças selecionadas serão anunciados em dois dias. Já no dia 16 de janeiro, um júri composto por três profissionais vai predefinir 14 concerrentes que se juntarão à candidata que for escolhida por voto popular na pagina da internet.

A cerimônia de gala será transmitida ao vivo pela televisão. A vencedora receberá a coroa de Solange Medina que aos 17 anos concorreu pela região administrativa de Botafogo e venceu 22 jovens. A partir desse momento, a vida dela mudou: as atribuições incluíam acompanhar os principais eventos do calendário comemorativo do “Rio Quatrocentão”, como ficou conhecido. Entre eles, cortou o primeiro pedaço do bolo gigante de 400 anos no Maracanãzinho, compareceu a sessão de gala do Festival de Cinema no Cine Odeon, no centro do Rio, participou do desfile de carros alegóricos, entre outros.

Publicidade

Solange Medina que atualmente é decoradora de interiores, disse que na época, a brincadeira que mais fazia era no sentido de não conseguir passar a coroa.

— Hoje, com esta iniciativa terei a oportunidade de coroar a vencedora do concurso. O Quarto Centenário do Rio foi um ano dourado. Em cada mês tinha um grande evento, e eu estava presente em todos. Acho esta iniciativa um espetáculo para reviver aqueles momentos.

Publicidade

De acordo com a prefeitura, o aniversário de 450 anos do Rio de Janeiro, comemorado em 2015, é o momento de reverenciar as pessoas que fizeram e fazem desta cidade um dos lugares mais adorados do planeta: os cariocas. A natureza exuberante contribuiu bastante, mas o que torna o Rio tão singular é todo o repertório histórico, artístico, cultural e paisagístico construído ao longo desses quatro séculos e meio. Comemorar o jubileu de 450 anos, portanto, é muito mais do que preparar uma grande festa.

O calendário comemorativo se estenderá por 14 meses, com início no Revéillon de 2014 até março de 2016. As comemorações mais importantes do calendário ocorrem em março de 2015, com cinco fins de semana temáticos, inspirados em expressões cariocas: Cidade Maravilhosa, Gentileza, Gera Gentileza, Do Leme ao Pontal, Minha Alma Canta e Aquele Abraço.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.