Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Perimetral é interditada definitivamente neste sábado 

Fechamento acontece no trecho entre a avenida General Justo e a praça Mauá

Rio de Janeiro|Do R7

A derrubada do elevado da Perimetral faz parte do projeto de revitalização da zona portuária da prefeitura
A derrubada do elevado da Perimetral faz parte do projeto de revitalização da zona portuária da prefeitura A derrubada do elevado da Perimetral faz parte do projeto de revitalização da zona portuária da prefeitura

A interdição definitiva do elevado da Perimetral acontece às 22h deste sábado (25), no trecho entre a avenida General Justo e a Praça Mauá. No dia 8 de fevereiro, o mergulhão da praça 15 será fechado e a circulação de carros particulares na avenida Rio Branco será proibida.

A interdição do mergulhão é necessária para readequar o traçado atual e incorporará-lo ao do túnel da via Expressa. Ele passará a contar com três faixas, como em toda a extensão da via Expressa. Após as obras, a praça 15 será reconstituída conforme desenho original. Nesta fase, a operação compreende a retirada de 1.689 metros do elevado, entre a rua Visconde de Inhaúma e o III Comar, na altura da praça 15, próximo à entrada do aterro do Flamengo.

A metodologia aplicada, de demolição e desmonte, mais indicada à estrutura composta por concreto e vigas metálicas, também se justifica pela proximidade do viaduto aos edifícios vizinhos. Os trabalhos se dividem em cinco frentes de obras: avenida Presidente Vargas, Bolsa de Valores, praça 15, na altura do restaurante Albamar, e na rampa do elevado da Perimetral da avenida General Justo.

Metodologia do desmonte

Publicidade

1º: Demolição do concreto sobre o “tabuleiro” do viaduto por equipamentos como rompedores hidráulicos e tesouras mecânicas.

2º:Demolição do concreto, desconexão das vigas e retirada por meio de guindastes mecânicos. Sequência da obra: Remoção do Elevado da Perimetral; Construção de paredes de concreto para contenção do solo; Escavação de trecho para passagem das redes de infraestrutura urbana (água, saneamento, drenagem, energia, gás natural, telecomunicações e iluminação pública); execução da laje de cobertura (podem ser várias lajes); após a laje pronta, escavação da parte interna do túnel; após escavação do túnel, execução das obras de infraestrutura e pavimentação. Prédios do entorno, dentro da área de influência direta, e edifícios de relevância histórica já passam por vistorias cautelares e instalação de instrumentos de medição. Por meio destes instrumentos, técnicos efetuam medições semanais para analisar possíveis movimentações do solo. Ao todo, 27 edifícios vistoriados passam pelo processo de monitoramento.

Publicidade

Trânsito

Para minimizar os impactos das obras no trânsito, um novo esquema de tráfego na região do centro será montado. Na sexta-feira (24), foi proibido o estacionamento em diversas ruas, com redução de 1.000 vagas.

Publicidade

No domingo (26), seis ruas e avenidas do Centro e Lapa terão seus sentidos invertidos. Pontos de carga e descarga também sofrerão alteração.

A partir do dia 1º de fevereiro, a avenida Rio Branco, entre a praça Mauá e a avenida Presidente Vargas, passa a operar apenas no sentido praça Mauá. No dia 3 de fevereiro, novos pontos de embarque e desembarque de táxi serão implantados. Fique atento.

No dia 8, a Rio Branco, a partir da Presidente Vargas até a Beira-Mar, transforma-se numa via de mão-dupla exclusiva para táxis e ônibus com ligação direta com o Aterro e com a avenida Presidente Vargas nos dois sentidos. A partir dessa data, os ônibus municipais também terão seus itinerários alterados.

Com a avenida Rio Branco e o Mergulhão da Praça 15 fechados, os veículos particulares terão trajetos preferenciais:

1- No sentido aterro/Castelo: via Binário/Rua Camerino ou avenida Presidente Vargas, avenida Passos, avenida República do Paraguai, rua Teixeira de Freitas e aterro do Flamengo;

2- No sentido praça Mauá/via Binário do Porto: avenida Presidente Antônio Carlos, rua Primeiro de Março, rua Visconde de Inhaúma, avenida Rio Branco e via Binário do Porto.

3- No sentido zona sul/centro: túnel Santa Bárbara e túnel Rebouças, a operação de trânsito contará com a participação de 800 homens entre guardas municipais, controladores de trânsito da CET-Rio e operadores da Porto Novo, 40 viaturas e 56 motocicletas que trabalharão para manter a fluidez, ordenar os cruzamentos, orientar os desvios e efetuar bloqueios necessários. Também serão utilizados 44 painéis de mensagens variáveis móveis e dez panéis fixos que passarão orientações aos motoristas, informando sobre os bloqueios e as rotas a serem utilizadas, além das condições do tráfego.

O Centro de Operações Rio fará o monitoramento de toda a região impactada, permitindo que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos semáforos em função das condições do trânsito em cada momento. A Secretaria de Ordem Pública (Seop) atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência da ocorrência com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais. Além disso, 15 reboques serão posicionados no entorno para desobstrução das vias em caso de enguiço ou acidente de algum veículo.

Vias que terão sentido invertido

A partir do dia 26/01: rua Uruguaiana, entre rua Acre e rua Buenos Aires; avenida República do Paraguai terá as duas pistas no sentido Lapa; rua Teixeira de Freitas, no trecho compreendido entre avenida República do Paraguai e avenida Augusto Severo, ficará no sentido Beira-Mar; rua do Passeio, entre as ruas Luiz de Vasconcelos e Teixeira de Freitas; rua Mestre Valentim, trecho compreendido entre rua Teixeira de Freitas e rua Luiz de Vasconcelos; avenida Marechal Floriano, trabalhará em regime de mão dupla em toda sua extensão.

A partir do dia 01/02: avenida Rio Branco no trecho compreendido entre avenida Presidente Vargas e praça Mauá ficará sentido praça Mauá.

A partir do dia 08/02: avenida Nilo Peçanha ficará em mão dupla entre a Uruguaiana e a Graça Aranha; A via Binário do Porto, paralela à avenida Rodrigues Alves, tem 3,5 km de extensão, três faixas por sentido paralelas e várias saídas para a distribuição interna do trânsito e acessos ao centro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.