Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Polícia e MP cumprem mandados de prisão contra policiais civis

Grupo é suspeito usar estrutura da corporação para extorquir criminosos

Rio de Janeiro|Do R7

Agentes do MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) e da polícia fazem uma operação, na manhã desta terça-feira (5), para cumprir seis mandados de prisão e 19 de busca e apreensão no Rio. A ação busca prender quatro policiais civis e dois suspeitos, que atuavam como informantes dos agentes. Segundo as investigações, o grupo levantava informações de pessoas envolvidas com atividades ilícitas e passava a exigir quantias em dinheiro para que estas não fossem presas.

Os seis suspeitos foram denunciados por organização para atividade criminosa, extorsão mediante sequestro, usurpação de função pública e corrupção.

De acordo com o MP, os policiais usavam veículos, distintivos e a estrutura da corporação para extorquir os cidadãos em troca da não detenção pelos crimes. O esquema teria começado na Delegacia de Santa Cruz (36ª DP) e continuado após a transferência dos agentes para a DPCA (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente) de Niterói, a partir de maio de 2017.

Segundo a denúncia do MP, a organização atuava impondo extremo terror. Em muitos casos, a vítima da extorsão era levada para o interior da delegacia, sob o pretexto de ter sido flagrada praticando algum crime. Os policiais e os informantes ameaçavam e, em alguns casos, até agrediam fisicamente as vítimas para exigir delas e de seus familiares altas quantias em dinheiro em troca de sua liberação.

Publicidade

Ainda segundo o MP, os policiais permitiam também que os informantes usassem distintivos e armas de fogo da polícia e até a direção de veículos da instituição para a prática dos crimes.

A operação Quarto Elemento é realizada pela Subsecretaria de Inteligência da Secretaria Estadual de Segurança e Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado. Conta com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência, da Draco (Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas), da Corregedoria Geral Unificada da Secretaria Estadual de Segurança e da Coinpol (Corregedoria Interna da Polícia Civil).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.