Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Polícia Militar inaugura Companhia Destacada na Vila Kennedy

Retirada das UPPs e troca de modelo faz parte do plano realinhamento anunciado pelo Gabinete de Intervenção; CIA terá metade do efetivo

Rio de Janeiro|Jaqueline Suarez, do R7*

Base ficará responsável por segurança na Vila Kennedy e no Batan
Base ficará responsável por segurança na Vila Kennedy e no Batan Base ficará responsável por segurança na Vila Kennedy e no Batan

A Polícia Militar inaugurou nesta terça-feira (12) a sede da Companhia Destacada da Vila Kennedy, na zona oeste do Rio de Janeiro. A instalação da unidade faz parte do plano de reestruturação da Segurança Pública do Rio de Janeiro, anunciado pelo Gabinete de Intervenção Federal. 

A instalação da Companhia Destaca substitui as UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) Vila Kennedy e Batan, que tiverem seu fim anunciado em março deste ano. O porta-voz da Polícia Militar, major Ivan Blaz, explicou que, na prática, haverá a troca do policiamento de proximidade pelo modelo clássico centrado nas operações de combate à criminalidade.

UPP da Cidade de Deus será rearticulada, diz secretário

Dos cerca de 200 policiais que integravam o efetivo das duas UPPs, uma parte foi deslocada para reforçar a base no Morro da Providência, na região central da cidade, e a maioria foi reincorporada ao Batalhão de Bangu (14º BPM), o mesmo que ficará responsável pela Companhia Destacada.

Publicidade

De acordo com a Corporação, essa troca de modelo permitirá o acesso mais rápido dos policiais ao local, além do reforço no patrulhamento na região. Os cerca de 100 policiais da Cia Destacada passaram por treinamento ministrado pelo COE (Comando de Operações Especiais) e pelas Forças Armadas. 

A remodelação das UPPs Vila Kennedy e Batan foram anunciadas com base em um estudo da Polícia Militar que demonstrou as deficiências operacionais das unidades. O relatório apontou que o controle do território já havia sido perdido em várias comunidades e a permanência dos agentes representava um risco. 

Publicidade

A inauguração da Companhia é a primeira ação efetiva do realinhamento das Unidades de Polícia Pacificadora. Segundo a Polícia Militar, a reestruturação foi planejado em 2017 e a Intervenção Federal foi o momento propício para sua execução. A Polícia Militar, por meio de nota, afirmou "que os programas sociais estão mantidos e que o realinhamento visa fortalecer a segurança das comunidades, além da melhoria das condições de trabalho dos policiais".

*Estagiária do R7, sob supervisão de Raphael Hakime

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.