Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Policiais federais discutem reajuste em assembleia no RJ

Cerca de 50 policiais participaram da reunião na manhã desta quinta em Copacabana

Rio de Janeiro|

Dezenas de policiais se reuniram em Copacabana nesta manhã
Dezenas de policiais se reuniram em Copacabana nesta manhã Dezenas de policiais se reuniram em Copacabana nesta manhã

Em frente ao Centro Aberto de Mídia, em Copacabana, na zona sul do Rio, um grupo de 50 policiais fez na manhã desta quinta-feira (3), uma assembleia para debater o acordo assinado entre a Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais) e o governo federal por aumento salarial, ampliação do efetivo e melhoria na infraestrutura. Sem entender ao certo o que acontecia, o jornalista indiano Prakash Chandra questiona o motivo da aglomeração.

Ao saber que, apesar de a Fenapef ter aceito, os policiais fluminenses questionam a proposta do governo federal de reajuste de 15,8% e reconhecimento oficial da necessidade de nível superior para os cargos de escrivão, papiloscopista e agente da PF, ele estranha e pergunta: "Mas eles estão questionando a União?". Ao confirmar a dúvida, completa: "Na Índia não existe esse tipo de coisa. Lá eles seguem disciplinadamente, sem contestar".

A assembleia foi marcada na orla, justamente para chamar a atenção da população (e da imprensa) sobre as insatisfações e problemas da Polícia Federal. Um elefante branco foi colocado perto do carro de som e alertava para o baixíssimo desempenho das polícias nacional e estaduais de todo o País. Apenas 4% dos inquéritos policiais são concluídos.

— Queremos chamar atenção para o baixo desempenho da polícia brasileira. No Chile, 96% dos inquéritos são concluído. Precisamos de melhores condições para prestar nosso serviço com qualidade para a população —, observou o presidente do Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal no Estado do Rio de Janeiro (SSDPF/RJ), André Vaz de Mello.

Os policiais ainda esperam a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 51 que, entre outros temas propõe a desmilitarização e a reestruturação das polícias para que atuem conjuntamente desde o policiamento ostensivo até a investigação dos crimes.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.