Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Portela vira patrimônio imaterial do Estado do Rio de Janeiro

Decreto foi sancionado pelo governador Cláudio Castro e publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (6)

Rio de Janeiro|Inácio Loyola*, do R7

A escola de samba Portela virou patrimônio imaterial do Estado do Rio de Janeiro. O decreto foi sancionado pelo governador Cláudio Castro e publicado no Diário Oficial, nesta segunda-feira (6).

Portela vira patrimônio imaterial do Rio
Portela vira patrimônio imaterial do Rio Portela vira patrimônio imaterial do Rio

O projeto, de autoria do deputado Dionísio Lins (PP), visa preservar a cultura do samba, da música e da história, bem como a divulgação do local de ensaios e visitação turística de uma das maiores festas populares do país.

Portela

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela foi fundado em 11 de abril de 1923 no bairro de Oswaldo Cruz, zona norte da cidade do Rio de Janeiro. A escola é a maior campeã do Carnaval do Rio, com 22 títulos, e seu último campeonato foi em 2017.

A Portela participou de todas as edições dos desfiles e foi uma das responsáveis por moldar os formatos do evento como acontece atualmente. A quadra da escola fica situada na rua Clara Nunes, n° 81, seu símbolo é uma águia e suas cores são azul e branco.

Publicidade

No próximo Carnaval, que está previsto para acontecer na última semana de fevereiro de 2022, a escola vai levar para a avenida o enredo Igi Osè Baobá, de autoria dos carnavalescos Renato Lage e Márcia Lage. A Portela vai contar a história do baobá, uma árvore nativa do continente africano.

*Estagiário do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.