Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prefeito eleito no Rio, Marcelo Crivella será diplomado na Câmara Municipal nesta quinta-feira

Senador toma posse em 1º de janeiro no Palácio Botafogo, zona sul da capital fluminense

Rio de Janeiro|Do R7

Crivella vai administrar cidade do Rio pelos próximos quatro anos
Crivella vai administrar cidade do Rio pelos próximos quatro anos Crivella vai administrar cidade do Rio pelos próximos quatro anos

O prefeito eleito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), será diplomado nesta quinta-feira (15), às 10h, durante cerimônia na Câmara Municipal do Rio. Também serão diplomados os vereadores eleitos no pleito deste ano.

Já a posse de Crivella será no dia 1º de janeiro, às 10h, no Palácio Botafogo, em Botafogo, zona sul do Rio. O senador foi eleito no 2º turno das eleições municipais com 59,36% (1.700.030) dos votos válidos contra 40,64% (1.163.662) de Marcelo Freixo (PSOL).

Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo.

Crivella terá o desafio de comandar a cidade pelos próximos quatro anos diante de uma grave crise econômica que assola o Estado do Rio e os municípios. Diversas áreas como Saúde, Educação e Transporte têm sido afetadas pela queda na arrecadação e desequilíbrio das finanças da administração pública.

Publicidade

Em seu primeiro pronunciamento após a vitória, Crivella disse que era hora de “concentrar todas as energias para fazer o projeto que propusemos, que é cuidar das pessoas”. Também afirmou que buscaria parcerias com o governo federal e que era momento de unir forças.

Conheça a trajetória de Crivella

Publicidade

Até alcançar a chefia do Executivo carioca, Crivella construiu uma diversificada trajetória de vida. Passou pelo Exército, foi auxiliar de escritório, taxista, servidor público, formou-se engenheiro civil e passou dez anos como missionário na África.

Quando retornou ao Brasil, no fim dos anos 90, mudou-se para o sertão da Bahia, onde desenvolveu o Projeto Nordeste. Foi quando implementou a Fazenda Nova Canaã, no município de Irecê, uma área de 450 hectares com agroindústria auto-suficiente, que busca tornar o sertão produtivo e independente de ajuda externa.

Publicidade

Em 2002, ele entrou para a vida política como senador da República e, paralelamente, atuou como cantor e compositor de músicas gospel. Em 2011, foi o único senador fluminense reeleito.

Nascido em Botafogo, em 1957, Crivella é casado com Sylvia Jane há 36 anos e tem três filhos. Já como senador, disputou o governo do Rio de Janeiro por duas vezes e a prefeitura por três vezes, incluindo esta, em que saiu vitorioso.

Ainda na trajetória política, o republicano foi ministro da Pesca e Agricultura, entre 2012 e 2014. No primeiro ano à frente da Pasta, lançou o Plano Safra da Pesca e Aquicultura, cujo objetivo é melhorar o acesso dos pescadores ao crédito.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.