Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prefeitura do Rio deve lançar aplicativo para táxis 

Secretaria Municipal de Transportes informou que frota oficial deverá estar no aplicativo

Rio de Janeiro|Do R7

Protesto de taxistas contra Uber fechou via do Rio em julho deste ano
Protesto de taxistas contra Uber fechou via do Rio em julho deste ano Protesto de taxistas contra Uber fechou via do Rio em julho deste ano

A Prefeitura do Rio informou nesta segunda-feira (31) que estuda o lançamento de um aplicativo de táxis para reunir a frota oficial da cidade. A Secretaria Municipal de Transportes informou que ainda não irá divulgar datas e detalhes sobre o serviço. O anúncio ocorre em meio à polêmica entre taxistas e motoristas do aplicativo Uber na capital fluminense. Em julho deste ano, cerca de 3.000 taxistas fizeram um protesto contra o Uber. Para o sindicato dos taxistas, o serviço é de carona paga e considerado ilegal. 

No dia 25 de agosto, vereadores da cidade aprovaram o projeto de lei que regulariza o serviço público de transporte individual de passageiros em veículo automotor no Rio de Janeiro. A lei proíbe a atuação de motoristas sem licença para transporte individual de passageiros.

Na prática, a proposta dos vereadores S. Ferraz (PMDB) e Cesar Maia (DEM) favorece os taxistas legalizados junto à Prefeitura do Rio e penaliza os motoristas particulares que prestam serviço para o aplicativo de carros executivos Uber. A sessão foi acompanhada por dezenas de taxistas que comemoraram a decisão da Câmara do Rio. Com a decisão, os motoristas que descumprirem a norma podem ser multados de R$ 3.000 a R$ 7.000.

Em entrevista ao R7, motoristas do aplicativo informaram que criaram estratégias no Rio de Janeiro para driblarem fiscalizações e seguirem prestando serviço. A partir do WhatsApp, os motoristas mantêm contato durante as corridas para evitarem as fiscalizações.

— Não deixo de fazer [o transporte de pasageiros para aeroportos], mas vou com medo, consultando colegas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.