Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prefeitura do Rio programa reordenamento de linhas de ônibus no centro

Nove linhas municipais, 20 intermunicipais e 16 frescões sofrerão alterações em novembro

Rio de Janeiro|Do R7

Alexandre Sansão anunciou as mudanças na manhã desta quinta
Alexandre Sansão anunciou as mudanças na manhã desta quinta Alexandre Sansão anunciou as mudanças na manhã desta quinta

A Prefeitura do Rio anunciou nesta quinta-feira (25) que irá modificar o itinerário de nove linhas municipais, de 20 intermunicipais e de 16 frescões que passam pelo centro do Rio, a partir de 1º de novembro. O objetivo é melhorar o trânsito e facilitar as obras de revitalização da zona portuária.

O secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, afirmou que os passageiros e motoristas serão avisados com antecedência por folhetos e placas de sinalização.

— Estamos dando uma melhor utilização para essas linhas, o que beneficiará a grande maioria dos passageiros. Montamos um esquema que vai possibilitar o embarque e desembarque em locais de fácil acesso e visibilidade, próximos ao trabalho dessas pessoas. Caso seja necessário completar o trajeto, esse passageiro poderá contar com o Bilhete Único, sem curto adicional algum.

Com a nova ordem, as linhas municipais e intermunicipais terão paradas separadas. Nove linhas que saem da zona oeste e chegam na avenida Chile passarão a ter pontos distribuídos pela presidente Vargas, entre as avenidas Rio Branco e Passos. São elas Sulacap-Carioca, Cosmos-Carioca, Bangu-Tiradentes, Padre Miguel-Carioca, Santa Cruz-Carioca, Vila Aliança-Carioca, Bangu-Carioca, Jabour-Carioca e Campo Grande-Carioca.

Publicidade

Ainda de acordo com a prefeitura, os pontos de ônibus intermunicipais que saíam do Passeio Público e da Avenida Augusto Severo serão transferidos para a região da Candelária e Rua Camerino. A medida vai alterar o trajeto de 20 linhas intermunicipais: 110D, 124B, 129B, 463C, 269C, 471C, 478B, 486C, 521D, 565D, 524B, 559Bm 722D, 724D, 726D, Passeio-Paracambi, Passeio-Japeri, Duque de Caxias-Praça XV, Santa Isabel-Passeio e Vendas das Pedras-Praça XV.

A prefeitura informou também que 16 linhas municipais executivas, os frescões, vão ter suas saídas do centro redistribuídas. Os pontos finais no Terminal Menezes Cortes e na Avenida Churchill permanecem, mas, a partir de agora, elas sairão pelas ruas da Assembleia, Carioca, Frei Caneca, e pelas avenidas Graça Aranha e Mem de Sá. As mudanças afetarão às seguintes linhas: Gardênia Azul-Castelo, Praça Seca-Castelo (via Avenida Menezes Cortes), Taquara-Castelo (via Linha Amarela), Freguesia-Castelo, Grajaú-Castelo, Engenho de Dentro-Castelo, Pavuna-Castelo, Mariopolis-Castelo, Campo Grande-Castelo (via Avenida Santa Cruz), Campo Grande-Castelo (via Avenida Brasil), Castelo-Estrada da Posse, Bananal-Casterlo (via Linha Amarela), Ribeira-Castelo (via Linha Vermelha), Bancarios-Castelo, Vila Valqueire-Castelo e Vila Valqueire-Castelo (via Marechal Hermes).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.