Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prefeitura do Rio realiza esquema de trânsito especial para o evento "Som da Vida", na zona oeste

Estações BRT Riocentro e Olof Palme serão fechadas a partir das 22h durante evento

Rio de Janeiro|Do R7

A Prefeitura do Rio montou um esquema especial de transportes para a chegada e saída de pessoas no evento "Som da Vida", que será realizado no Parque dos Atletas, na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade, nos dias 13, 14 e 15 de julho. A operação consistirá no reforço de frota dos ônibus convencionais e BRT para atendimento do evento através das linhas regulares operantes na região.

Haverá um esquema especial de ônibus preparado para saída do público através do sistema BRT. A ação também contará com agentes orientadores, além de fiscais e auxiliares de fiscais da Secretaria Municipal de Transportes. Técnicos da secretaria vão monitorar a operação através de câmeras no Cimu - COR (Centro Integrado de Mobilidade Urbana do Centro de Operações Rio). O fluxo do trânsito da região será modificado: a partir das 15h, a pista lateral da avenida Salvador Allende, sentido avenida Embaixador Abelardo Bueno, será fechada.

A CET-Rio também vai atuar nas principais vias de acesso e entorno do Parque dos Atletas. A operação contará com a participação de 180 homens, entre guardas municipais, controladores da CET-Rio e apoiadores de tráfego, com 14 veículos operacionais e 25 motocicletas, que trabalharão para manter a fluidez do tráfego, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios durante todo o período do evento. Serão utilizados 10 painéis de mensagens variáveis que informarão sobre as condições de trânsito, os bloqueios viários e as rotas de desvio.

A SEOP (Secretaria de Ordem Pública) atuará com reboques em pontos estratégicos, que também circularão na área de abrangência do evento. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.

Publicidade

Veja o esquema de trânsito detalhado:

INTERDIÇÃO:

Publicidade

A pista lateral da Avenida Salvador Allende, sentido Av. Embaixador Abelardo Bueno, ficará interditada ao tráfego durante todo o período do evento, sendo o bloqueio iniciado às 15h desta quinta-feira (13/07).

COMO CHEGAR:

Publicidade

Para chegar ao evento, a prefeitura recomenda a utilização de transporte público, sobretudo o sistema BRT, que vai funcionar 24 horas. Os serviços de linha do sistema BRT que atendem a região são:

50 – Jardim Oceânico – Centro Olímpico

51 – Terminal Recreio – Vila Militar

53 – Sulacap – Jardim Oceânico

As linhas de ônibus regulares que atendem a região, todas operadas pelo Consórcio Transcarioca, são:

348 – Riocentro – Candelária (Via Linha Amarela)

352 – Riocentro – Candelária (Via Linha Amarela)

368 – Riocentro – Candelária

613 – Vargem Grande – Del Castilho (Via Linha Amarela)

800A – Terminal Olímpico – Taquara (Via Estr. do Guerengue)

856A – Terminal Olímpico – Terminal Taquara (Via Rua André Rocha)

Durante a saída do evento, em razão da possível concentração de usuários nas vias adjacentes, ocorrerá o fechamento temporário das Estações BRT Riocentro e Olof Palme do corredor Transolimpico, das 22h às 5h e das 22h às 3h, respectivamente, dos dias 13, 14 e 15. Neste período, o embarque e desembarque de usuários deversá ser realizado no Terminal Olímpico. A medida se deve à solicitação dos órgãos de trânsito e de segurança, e visa evitar aglomerações nas travessias e acessos das estações. Portanto, ao chegarem no Terminal Olímpico, o público poderá efetuar o embarque no sistema BRT, que possui capacidade para atendimento e embarque de um grande público.

É necessário o uso do cartão do Bilhete Único tanto para o pagamento dos ônibus quanto o embarque no sistema BRT. É recomendado aos usuários que cheguem ao local com o cartão pré-carregado para o embarque no sistema BRT e evitar filas.

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES:

· Por razões de segurança, passageiros somente devem realizar o embarque nos locais devidamente sinalizados e pedestres devem fazer a travessia das vias apenas em locais com semáforos. Use os transportes regulamentados pela Prefeitura;

· A Prefeitura recomenda ao público que for ao evento que adquira cartões do Bilhete Único (BU) com a respectiva carga de créditos para agilizar o embarque tanto na ida quanto na volta do evento;

· Com o bloqueio da pista lateral da avenida Salvador Allende, é recomendado aos motoristas que estiverem na região do Recreio dos Bandeirantes que utilizem a avenida das Américas e a avenida Ayrton Senna para acessar a Linha Amarela durante o horário do evento;

· É muito importante que sejam respeitadas as orientações dos agentes de trânsito e também de toda sinalização implantada na área;

TAXIS PARA SAÍDA DO EVENTO:

Em razão da possível concentração de usuários nas vias adjacentes ocorrerá o fechamento temporário da pista lateral da avenida Salvador Allende, sentido Curicica. Pessoas que desejam fazer uso dos táxis regulamentados deverão se dirigir até a avenida Olof Palme para embarque.

ORDEM PÚBLICA:

A Guarda Municipal vai atuar com 96 guardas por dia no evento gospel "Som da Vida". Do efetivo total, 70 guardas farão o patrulhamento geral e o ordenamento urbano. Os outros 20 guardas serão empregados no trânsito, atuando no controle dos pontos de bloqueios definidos pela CET-Rio e na fiscalização dos veículos, para coibir irregularidades no entorno da arena e na avenida Salvador Allende.

LIMPEZA URBANA:

A Comlurb garantirá a limpeza no entorno do Parque dos Atletas, nos dias 13,14 e 15 de julho. Trinta e dois garis vão atuar e serão utilizados uma varredeira mecânica e um caminhão compactador. Sessenta contêineres estarão dispostos ao longo do acesso para que o público deposite o lixo no lugar certo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.