Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prefeitura e Governo do RJ anunciam regulação única de leitos

Novo sistema terá fila única de leitos para hospitais federais, estaduais e municipais da cidade do Rio, segundo Secretaria Municipal de Saúde

Rio de Janeiro|Do R7

A Prefeitura do Rio, o Governo do Estado e a União iniciaram o processo de regulação única de leitos na capital fluminense. De acordo com a SMS (Secretaria Municipal de Saúde), representantes das três esferas se reuniram na quinta-feira (19) para assinar o contrato que sela o compromisso de que todas as unidades dentro do município disponibilizem suas vagas pelo Sistema de Regulação.

Com a implantação do sistema único, município e Estado passam a enxergar uma fila única de pacientes que precisam de leitos nos hospitais das redes federal, estadual e universitários do Rio. A regulação será feita a partir da integração do SER (Sistema Estadual de Regulação) com a plataforma de leitos já utilizada pela SMS.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Marco Antonio de Mattos, a mediada vai desafogar as grandes emergências da cidade.

— Com esse acordo, o município e o Estado passarão a enxergar a disponibilidade de leitos em unidades estaduais e federais e vão poder solicitar leitos, incluindo de terapia intensiva adulta e pediátrica, nos hospitais dessas outras redes e que também fazem parte do SUS. Teremos mais leitos de enfermaria de retaguarda e, com isso, liberamos vagas nos nossos hospitais para receber novos casos de urgência e emergência.

Ainda segundo a SMS, a central única de regulação de leitos dará mais transparência e controle a todo o processo e sua instalação vem sendo discutida desde 2009. Participam ainda do acordo o Ministério Público Federal, a Defensoria Pública da União e a Procuradoria Geral do Município.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.