Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Primeira-dama do Rio participa de evento contra o câncer de mama

Evento no hospital Gaffrée e Guinle contou com as presenças dos secretários municipais de Saúde e de Assistência Social e Direitos Humanos

Rio de Janeiro|Do R7

Primeira-dama do Rio, Sylvia Jane Crivella, participou de ato do Outubro Rosa
Primeira-dama do Rio, Sylvia Jane Crivella, participou de ato do Outubro Rosa Primeira-dama do Rio, Sylvia Jane Crivella, participou de ato do Outubro Rosa

A primeira-dama do Rio e coordenadora da Obra Social Abrace O Rio, Sylvia Jane Crivella, participou da celebração do Outubro Rosa “Unimama – Conscientização sobre o câncer de mama”, organizada pelo Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro, no sábado (20).

A primeira-dama ressaltou a importância da conscientização sobre os riscos do câncer de mama.

“Eventos como esse são muito importantes para que as mulheres estejam atentas à prevenção do câncer de mama. É uma doença que causa muito sofrimento para toda a família e pode ser evitada com a busca de informações, autoexame, hábitos saudáveis e visitas ao médico”, disse.

Juntos de Sylvia estavam os secretários municipais de Saúde, Beatriz Busch, e de Assistência Social e Direitos Humanos, João Mendes, e o palestrante professor e médico Ricardo Cavalcanti, chefe da Divisão de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva da UniRio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro).

Publicidade

Durante a apresentação, Cavalcanti lembrou que o Brasil registra mais de 50 mil casos de câncer de mama por ano e alertou sobre a importância do diagnóstico precoce para a cura da doença.

O diretor do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, professor Fernando Ferry, contou que a instituição desenvolve um mutirão permanente com mulheres vítimas de câncer para a reconstrução de mamas. Um trabalho como esse ajuda a resgatar a autoestima da mulheres e é feito pela equipe do Programa de Residência em Cirurgia Plástica do hospital.

Publicidade

Beatriz, secretária municipal que já foi aluna da UniRio, disse que o hospital é bem equipado e possui um corpo clínico altamente qualificado. “O que garante um excelente resultado”, completou.

As mulheres que participaram do evento nesse sábado puderam fazer exames de mamografia e participar de sorteios de procedimentos estéticos. As pacientes já internadas também foram convidadas e receberam mimos como corte de cabelo e maquiagem. Uma delas, submetida há poucos meses à reconstrução de mama, ganhou uma micropigmentação de auréola.

Publicidade

O trabalho foi feito por médicos na presença de outras mulheres mastectomizadas, que irão passar pelo mesmo processo. O resultado chamou a atenção pela perfeição e ajudou a esclarecer dúvidas sobre a técnica.

O evento

A celebração do Outubro Rosa no Gaffrée e Guinle contou com a adesão de mais de 30 empresas que apoiam a causa e teve o incentivo de personalidades como Dedé Santana, Adriana Bombom, Paulo Cintura, os atores Cristiane Machado e Luciano Vidigal e os jornalistas Carolina Novaes e Amin Khader.

Sylvia Jane Crivella visitou a maternidade reformada
Sylvia Jane Crivella visitou a maternidade reformada Sylvia Jane Crivella visitou a maternidade reformada

Antes do início da cerimônia, a convite do diretor Fernando Ferry, a primeira-dama Sylvia Jane Crivella e a Secretária Municipal de Saúde, Beatriz Busch, percorreram as instalações da maternidade do hospital que foi reinaugurada recentemente.

A unidade, especializada em partos de alto risco, tem capacidade para 150 atendimentos por mês e recebe pacientes encaminhadas pelas unidades de saúde do município por meio do SisReg (Sistema de Regulação).

Após a visita, Sylvia ressaltou a qualidade da maternidade reformada. “Ela tem um alto padrão e é muito bom que a prefeitura possa contar com um serviço de excelência como esse”, afirmou.

“É um orgulho poder oferecer um atendimento de qualidade às mulheres nesse momento tão especial da vida”, complementou Beatriz Busch.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.