Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Primeira mulher a comandar a Guarda Municipal do Rio toma posse nesta quinta-feira

Tatiana Mendes vai comandar cerca de 7.500 agentes da GM

Rio de Janeiro|Do R7

Tatiana Mendes é a primeira mulher a comandar a Guarda Municipal do Rio
Tatiana Mendes é a primeira mulher a comandar a Guarda Municipal do Rio Tatiana Mendes é a primeira mulher a comandar a Guarda Municipal do Rio

Tomou posse, nesta quinta-feira (12), a nova comandante da GM-Rio (Guarda Municipal do Rio de Janeiro), a inspetora regional Tatiana Mendes. A solenidade estava prevista para às 9h de hoje, na sede da corporação em São Cristóvão, região central do Rio. Tatiana recebeu o cargo do coronel da PM Luís Cláudio Laviano, comandante anterior da GM que foi implantada em 1993 pelo então coronel da PM Paulo Cesar Amendola, atual secretário de Ordem Pública de Marcelo Crivella (PRB). Em 24 anos, esta é a primeira vez que a corporação é comandada por uma mulher e uma guarda municipal de carreira.

Segundo a Seop (Secretaria Municipal de Ordem Pública), uma das principais missões da nova comandante é aumentar a presença ostensiva e preventiva dos guardas nas ruas para promover a sensação de segurança à população. A GM conta, atualmente, com um quadro de 7.500 agentes distribuídos em oito grupamentos especiais, 15 inspetorias, quatro coordenadorias regionais e 11 UOPs (Unidades de Ordem Pública).

Ainda segundo a Seop, a GM é a maior guarda desarmada do Brasil e foi a primeira do país a ter sua própria Academia de Formação de Guardas, onde o efetivo passa por treinamento permanente, tendo ainda cursos de capacitação para se manter atualizado com as ações de segurança pública.

Tatiana é formada em pedagogia e tem especialização em segurança pública. Ela é uma das 12 mulheres que prestaram o primeiro concurso da GM em 1993, que contratou 1.200 novos guardas. Com 18 anos de experiência como professora, Tatiana criou o Grupamento de Ronda Escolar, que patrulhava escolas do município. Com a rotina deste patrulhamento, ela identificou a necessidade de maior interação com alunos, familiares e educadores, criando roteiro de palestras para tratar de temas como os ligados à prevenção de drogas.

— Sei bem do tamanho de minha missão, e sigo firme com minha fé em Deus, incentivando nossas equipes e investindo na ampliação das frentes de integração como forma de cumprirmos o nosso maior desafio: cuidar das pessoas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.