Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Procon autua 17 agências bancárias por demora em atendimento no Rio, baixada e região metropolitana

De acordo com lei municipal, o prazo máximo de espera em agências bancárias é de 15 minutos

Rio de Janeiro|Do R7

Clientes enfrentaram mais de 40 minutos em agências no Rio
Clientes enfrentaram mais de 40 minutos em agências no Rio Clientes enfrentaram mais de 40 minutos em agências no Rio

O Procon autuou 17 agências bancárias no Rio, Baixada e região metropolitana durante a operação ‘’Tio Patinhas’’ realizada nesta quinta-feira (10). O alvo da fiscalização foi tempo que os usuários esperam nas filas para serem atendidos.

De acordo com a Lei Municipal 5254/11, que determina as obrigações dos bancos nos serviços prestados aos usuários, o prazo máximo é de 15 minutos. No entanto, de acordo com o orgão, em alguma agências clientes esperaram durante 1h30 nas filas.

Na Caixa Econômica Federal de Bangu, na Av. Conego Vasconcelos, além dos correntistas enfrentarem mais de 40 minutos de espera nas filas, o atendimento prioritário é no segundo andar, com acesso somente por escadas, o que dificulta o acesso de idosos e portadores de deficiência. Apesar de lugar reservado para mangueira e extintor de incêndios, a agência não possui esses equipamentos de segurança.

Veja a lista de agências autuadas:

Publicidade

Bradesco (Rua Dr. Alfredo Backer, 759/Alcântara): Espera de mais de uma hora na fila, apenas quatros assentos preferenciais e ausência de cartaz “Na forma da lei”.

HSBC (Rua Fonseca, 240/Bangu): Tempo de espera superior a 33 minutos.

Publicidade

Itaú (Rua Dr. Alfredo Backer, 536/Alcântara): Ausência de assentos prioritários, sem diferença entre as senhas (prioridade ou não).

Caixa Econômica Federal (Av. Conego de Vasconcelos, 367/Bangu): Tempo de espera de 40 minutos, placas indicando o atendimento prioritário no segundo piso (acesso somente de escadas), falta de mangueira de água no quadro de incêndio, falta de extintor de incêndio em local determinado, falta da placa com informações de horário e nome dos funcionários.

Publicidade

Banco do Brasil (Rua Sidônio Paes, 63/Cascadura): Não havia em local visível o cartaz com a escala de trabalho dos caixas e o tempo máximo de espera nas filas, não havia placa de sinalização para o banheiro e bebedouro.

Itaú (Praça Nossa Sra. do Amparo, 32/Cascadura): Apenas 12 assentos preferenciais, sistema da agência inoperante não podendo atender a nenhum consumidor e aparelho emissor de senhas quebrado.

Bradesco (Rua Sidônio Paes, 19/Cascadura): Consumidores informaram tempo de espera de 30 minutos. Apesar de ter o aparelho emissor de senhas, estas não eram exigidas para atendimento.

Caixa Econômica Federal (Rua Dr. Alfredo Backer, 536/Alcântara): Tempo de espera de 38 minutos, apenas oito assentos preferenciais.

Itaú (Av. Conego Vasconcelos, 325/Bangu): Bebedouro não funciona, ausência da escala dos funcionários, somente sete assentos prioritários, não tem identificação da agência no bilhete das senhas, display das senhas só informa o número do caixa que está disponível para atendimento.

Banco do Brasil (Rua Alfredo Backer, 536/Alcântara): Apenas nove assentos preferenciais, espera na fila de 1h30.

Bradesco (Av. Maricá, 180/São Gonçalo): Apenas um assento preferencial, tempo de espera de 40 minutos na fila.

Santander (Av. Conego Vasconcelos, 227/Bangu): Somente 12 assentos prioritário e tempo de espera nas filas de 56 minutos.

HSBC (Rua Maria Freitas, 72/Madureira): Espera na fila de 40 minutos, não tem intérprete de LIBRAS, ausência de bebedouro.

Santander (Rua Maria Freitas, 136/Madureira): O tempo para atendimento ultrapassou 26 minutos.

Caixa Econômica Federal (Rua Carvalho de Souza, 283/Madureira): Ausência da escala dos caixas e falta do cartaz com o tempo máximo de espera nas filas.

Bradesco (Rua Carolina Machado, 372/Madureira): Apesar de emitir senhas numéricas, os clientes não são chamados para atendimento através das senhas. Ausência de cartaz que informe a escala dos caixas e 14 dos 15 assentos necessários para atender prioridades.

Banco do Brasil (Av. Conego Vasconcelos, 186/Bangu): Sem escala dos funcionários e caixas e tempo de espera superior a 57 minutos. Ausência da Lei Municipal 5254/11, do Código de Defesa do Consumidor e do cartaz que informa o Disque Procon 151.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.