Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Procuradora vai ao Supremo contra decisão que soltou deputados

Raquel Dodge assinou a ação nesta terça-feira (21)

Rio de Janeiro|

Raquel Dodge assinou a ação contra decisão da Alerj
Raquel Dodge assinou a ação contra decisão da Alerj Raquel Dodge assinou a ação contra decisão da Alerj

A PGR (procuradoria-geral da República) informou que propôs nesta terça-feira (21), ao STF (Supremo Tribunal Federal), uma ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) contra a decisão da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), que revogou a prisão dos deputados estaduais do PMDB Jorge Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi.

Os parlamentares foram soltos na sexta-feira (17), menos de um dia após terem sido presos preventivamente por determinação do TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região).

Nesta terça-feira (21), os parlamentares foram presos novamente por ordem do TRF-2.

A ação é assinada pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge. Ela pede liminar para suspensão dos efeitos da Resolução nº 577/2017 e o consequente restabelecimento das prisões.

Publicidade

Na ação, Raquel argumenta que a Resolução da Assembleia afrontou o princípio da separação dos poderes e o sistema federativo. Também descumpriu decisão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, ao determinar a soltura dos políticos.

Segundo a procuradora, a medida gerou a permanência do estado de flagrância de crimes comuns praticados pelos parlamentares que, segundo as investigações, abusaram das prerrogativas parlamentares.

Publicidade

"A ordem legislativa de soltura da prisão não encontra fundamento no § 2º do art. 53 combinado com o art. 27-§ 1º da Constituição e, por isso, ofende estes preceitos", afirma Dodge no documento.

A Procuradoria-Geral da República aponta que, "além de ferir os princípios constitucionais da separação do poderes, a Resolução desrespeita o devido processo legal, pois descumpre decisão judicial válida e não observa os trâmites adequados para se contestar uma determinação judicial".

Publicidade

Na ADPF, Raquel Dodge cita a trajetória política de cada um dos três parlamentares, com destaque para os importantes cargos que ocuparam, "o que revela o grau de influência política que vêm exercendo ao longo dos últimos anos sobre o legislativo estadual, responsável pela ordem de soltura". A ADPF será distribuída a um ministro relator para análise do pedido de liminar. Já o mérito será apreciado pelo Pleno do Tribunal.

A Procuradoria informou que a ADPF é um instrumento jurídico com o objetivo de preservar a segurança jurídica e impedir que normas infralegais comprometam o sistema normativo e a supremacia da Constituição.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.