Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Professora veta trabalho sobre LGBT na PUC-Rio: “Traria problemas”

Trabalho era reportagem de tema livre a ser escolhido por cada aluno

Rio de Janeiro|Do R7

Universidade fica no bairro da Gávea, zona sul do Rio
Universidade fica no bairro da Gávea, zona sul do Rio Universidade fica no bairro da Gávea, zona sul do Rio

Uma aluna de comunicação social da PUC-Rio relatou que a professora vetou a escolha de um tema de trabalho que abordaria a realidade LGBTs (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros) dentro da universidade. De acordo com a estudante, a professora alegou que o assunto “traria problemas com o reitor”. Mesmo diante da comoção dos outros alunos, o tema foi censurado.

De acordo com o relato da estudante de 22 anos, a proposta do trabalho era de tema livre. O assunto escolhido por ela foi "a comunidade LGBT na PUC-Rio", com objetivo de mostrar que a universidade é um espaço democrático, com grupos ligados à causa, e também denunciar casos de homofobia ocorridos na instituição.

Ao ter a proposta rejeitada pela professora, a jovem, que cursa o 8º período, conta que ficou surpresa com a reação e com a justificativa apresentada. Segundo ela, desde o início do curso, faz trabalhos abordando o tema LGBT a fim de promover uma conscientização sobre o assunto.

Segundo a aluna, a professora argumentou ter receio de que a reitoria pudesse desaprovar o trabalho ou que algum funcionário fosse exposto, relembrando o caso de um professor do departamento de comunicação social que foi alvo de denúncias de machismo e homofobia.

A PUC-Rio informou, em nota, que, após as polêmicas envolvendo professores e alunos do departamento, uma carta de orientação foi enviada a todos os professores no início deste ano. No documento, a instituição ressalta que não tolera "nenhum preconceito de gênero, orientação sexual, etnia, classe social, filiação religiosa e política será tolerado".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.