Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Reitoria da Uerj suspende o início do ano letivo de 2017 por tempo indeterminado

De acordo com a reitoria, não houve mudança no quadro da universidade

Rio de Janeiro|Do R7

Uerj não tem previsão de retorno das atividades acadêmicas
Uerj não tem previsão de retorno das atividades acadêmicas Uerj não tem previsão de retorno das atividades acadêmicas

A reitoria da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) publicou na noite desta segunda-feira (31) uma nota comunicando sobre a suspensão por tempo indeterminado do retorno às atividades acadêmicas no ano letivo de 2017. Na publicação a reitoria afirma que, à despeito da assinatura do plano de recuperação fiscal do estado, não houve avanço na negociação entre a universidade e o governo a respeito das dívidas acumuladas pela instituição, assim como, da reabertura do restaurante universitário, do pagamento de seus servidores e bolsistas.

A reitoria afirma em seu texto que as condições de manutenção da universidade “degradam-se cada vez mais com o não pagamento das empresas terceirizadas, contratadas por meio de licitação pública: limpeza, vigilância e coleta de lixo estão restritas, além de o Restaurante Universitário permanecer fechado”. Além disso ela declarou ter atingido “um patamar insuportável que impede a universidade de bem exercer suas funções de ensino, pesquisa e extensão”.

Os professores da universidade iniciam sua greve nesta terça-feira (01). A categoria encontra-se reunida nesta manhã em frente à Secretaria de Estado de Fazenda para uma manifestação. Eles reivindicam a regularização do pagamento de seus salários, que estão com dois meses de atraso, além do recebimento do 13º referente à 2016. Os servidores técnico-administrativos da Uerj também se encontram de greve, devido à falta de pagamento de seus vencimentos, desde janeiro deste ano.

Procurada, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social não se posicionou a respeito da declaração da reitoria da universidade. A pasta recebe o novo secretário, Gustavo Tutuca, nesta terça-feira (01). Gustavo é deputado estadual pelo PMDB de Piraí e tem duas passagens pela secretaria em 2013 e 2015.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.