Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Retirada de propaganda do MetrôRio é comparada com cancelamento de exposição

Como no caso da exposição "Queermuseu", internautas afirmam que caso é de censura

Rio de Janeiro|Do R7

Peça publicitária gerou polêmica entre usuários de redes sociais nesta segunda (18)
Peça publicitária gerou polêmica entre usuários de redes sociais nesta segunda (18) Peça publicitária gerou polêmica entre usuários de redes sociais nesta segunda (18)

O MetrôRio vai retirar a peça publicitária "Conectando o Rio de ponta a ponta" da estação Antero de Quental, no Leblon, zona sul do Rio, após reclamações de usuários em redes sociais. No cartaz é possível ver um casal negro em uma ponta da peça, e um casal branco na outra extremidade. Nas redes sociais, usuários compararam a retirada da propaganda com o cancelamento da exposição "Queermuseu", que também gerou debates nas redes.

No Twitter, o caso gerou polêmica e dividiu os internautas. Para alguns, a propaganda é, sim, racista, mas, para outros, não há nada de errado. Após publicar um tweet se dizendo decepcionada, a usurária da rede social @iammupy recebeu uma resposta do MetrôRio, que dizia "O MetrôRio é totalmente contrário a qualquer forma de discriminação e prima pela valorização e promoção da diversidade". A usuária respondeu: "não foi o que pareceu. Vocês precisam analisar melhor qualquer propaganda!!!! Espero que retirem e não cometam o mesmo erro".

Já a internauta Simone Ferraz (@siferraz) não identificou problema algum na imagem, e disse: "o mundo tá muito chato mesmo. Não vi nada de preconceito nessa propaganda". Após saber que a concessionária irá retirar a propaganda, o usuário Carlos Munhoz‏ (@carlos_munhoz) disse: "quero ver acusarem o Metrô de praticar "censura"...", fazendo referência à mobilização que ocorreu por conta da exposição "Queermuseu", que foi desmontada em Porto Alegre, no sul do Brasil.

Em nota, o MetrôRio afirmou que é "totalmente contrário a qualquer forma de discriminação e prima pela valorização e promoção da diversidade". Em relação à peça publicitária “Conectando o Rio de ponta a ponta”, a concessionária lamenta e pede desculpas por ter "gerado uma interpretação oposta às convicções da empresa e informa que vai retirá-la da estação, em respeito às pessoas que se sentiram ofendidas". A nota termina com a afirmação de que o MetrôRio "está sempre aberto às opiniões e às críticas da população, buscando assim a evolução e melhoria de seus serviços e práticas".

Publicidade

Queermuseu

A exposição "Queermuseu — Cartografias da diferença na Arte Brasileira", que estava em cartaz em Porto Alegre (RS), foi desmontada na quarta-feira (13) pelo Santander Cultural. A mostra havia sido cancelada no último domingo (10) após causar polêmica.

Publicidade

Programada para durar até 8 de outubro, a exposição provocou revolta de internautas e foi acusada nas redes sociais de debochar de símbolos cristãos e promover a pedofilia.

Integrantes do MBL (Movimento Brasil Livre) criticaram a mostra e divulgaram um vídeo repudiando o trabalho. A publicação acabou viralizando, o que intensificou os ataques ao Santander Cultural.

No início da semana, o Santander afirmou, em nota nas redes sociais, que recebeu as manifestações das pessoas e pediu desculpas a quem se sentiu ofendido por alguma das peças exibidas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.