Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rio 2016: ex-dirigente de vela diz que foi demitido por querer tirar iatismo da baía de Guanabara

Peter Sowrey disse que foi instruído a "fechar a boca" sobre o assunto

Rio de Janeiro|

Meta de despoluição da baía de Guanabara não será alcançada
Meta de despoluição da baía de Guanabara não será alcançada Meta de despoluição da baía de Guanabara não será alcançada

O ex-diretor-executivo da Isaf (Federação Internacional de Vela) disse que seus esforços para mudar o local das competições olímpicas da modalidade da poluída baía da Guanabara para Búzios fez com que ele fosse retirado do organismo em uma votação. Peter Sowrey, que deixou o cargo em dezembro, declarou à agência de notícias AP (Associated Press) que foi instruído a "fechar a boca" sobre o assunto, e que a entidade o achou "agressivo demais".

As autoridades do Rio se comprometeram a reduzir o despejo de esgoto na notoriamente poluída baía em 80%, mas, no ano passado, confirmaram que a meta não será alcançada, embora insistam que "a área de competição estará pronta".

A promessa de limpeza da baía foi um item fundamental da campanha carioca para conquistar a sede da Olimpíada, mas, em 2014, biólogos disseram que rios que deságuam na baía contêm uma superbactéria resistente a antibióticos que pode causar infecções urinárias, gastrointestinais e pulmonares.

Sowrey afirmou à AP que tentou levar adiante um plano para que as provas de vela fossem para Búzios, mas que "não teve como vencer essa batalha" — nem internamente com a Isaf nem com os organizadores dos Jogos.

Publicidade

A Isaf informou nesta quarta-feira (27) ter ficado surpresa com os comentários de Sowrey, dizendo que várias associações do balneário fluminense oferecem o local como alternativa em julho de 2015, mas que a entidade, aconselhada por Sowrey, respondeu na ocasião explicando não haver planos de se cogitar outros locais.

"A Isaf continua a trabalhar em parceria com o Comitê Organizador Rio 2016 e com o COI (Comitê Olímpico Internacional) para que o local seja adequado para a realização de uma competição olímpica notável de vela", disse a entidade em comunicado enviado à Reuters.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.