Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rio: crianças internadas em CTI sofrem interrupção de oxigênio por 2 vezes

Segundo hospital, travamento em válvula provocou o problema em toda a unidade

Rio de Janeiro|Do R7, com Balanço Geral

Funcionários tiveram que fazer oxigenação manual em pacientes
Funcionários tiveram que fazer oxigenação manual em pacientes Funcionários tiveram que fazer oxigenação manual em pacientes

O fornecimento de oxigênio de uma CTI infantil no Hospital Estadual Albert Schweitzer, em Realengo, zona oeste do Rio, foi interrompido duas vezes durante uma madrugada. Desesperados, funcionários da unidade tiveram que fazer a oxigenação manual para salvar a vida das crianças internadas no local. Familiares registraram momentos de pânico em vídeo – assista ao final da matéria.

Segundo Ana Paula Cavoli, avó de um dos pacientes, duas crianças chegaram a ter uma parada cardíaca.

— Eu cheguei a pensar que meu neto ia falecer. O do lado chegou a ter parada cardíaca. O da ponta também. E o médico corria, as enfermeiras corriam, e todos estávamos desesperados lá dentro.

Outros familiares também relataram desespero e correria dos médicos e funcionários para salvar todos os pacientes. Familiares disseram que um funcionário chegou a informar que o problema teria sido em uma peça. Outro disse que pode ter sido falta de pagamento do serviço.

Publicidade

A direção do hospital informou que o problema ocorreu devido ao travamento da válvula de saída do oxigênio de toda a unidade e, por medida emergencial, a equipe iniciou ventilação manual. Segundo a direção, tudo foi normalizado em uma hora e o atendimento não foi prejudicado.

Pacientes também denunciaram que essa não é a primeira vez que isso acontece na unidade. Algumas reclamações recorrentes são sobre a falta de funcionários e de estrutura. Do lado de fora, a unidade apresenta infiltrações e vergalhões expostos. Funcionários terceirizados também reclamam do atraso no pagamento dos salários.

Assista à reportagem:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.