Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rio: janeiro registra média de 44ºC de sensação térmica

A média de temperatura máxima é de 35,1°C, contra os 37,4°C de janeiro passado

Rio de Janeiro|Do R7

O mar do Arpoador, na zona sul do Rio, está cristalino na maior parte do mês de janeiro
O mar do Arpoador, na zona sul do Rio, está cristalino na maior parte do mês de janeiro O mar do Arpoador, na zona sul do Rio, está cristalino na maior parte do mês de janeiro
Durante o verão, as praias do Rio estão lotadas
Durante o verão, as praias do Rio estão lotadas Durante o verão, as praias do Rio estão lotadas

O município do Rio registrou média de 44°C de sensação térmica no mês de janeiro, até agora. A média de temperatura máxima é de 35,1°C, contra os 37,4°C de janeiro passado. Mas a previsão é de que os meses de fevereiro e março sejam ainda mais quentes. 

O forte calor é resultado das massas de ar quente e seco, que impediram as chuvas na cidade, como era previsto no início do verão. Um dos prejuízos pela falta de chuva no município foi a seca do lago da Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na zona norte do Rio.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura deve cair entre esta quarta-feira (22) e quinta-feira (23), mas ainda assim o carioca terá que conviver com temperaturas elevadas, entre 36°C e 37°C. Para o meteorologista Lucio de Souza, chefe do Inmet o calor excessivo, agravado pela sensação térmica ainda maior, varia de acordo com o efeito combinado entre a temperatura do ar e a umidade ambiente.

— Quanto maior a umidade relativa do ar, maior a sensação térmica sentida pelo corpo, causando maior transpiração para baixar a temperatura.

Publicidade

Com as altas temperaturas, os cariocas e turistas aproveitam o calor para lotar as praias da cidade. No mês de janeiro, as praias de Ipanema e Arpoador, na zona sul do Rio, têm ficado com mar cristalino. Segundo o Inea (Instituto Estadual de Ambiente), a principal causa do mar cristalino são as correntes marinhas. O Inea ressalta, entretanto, que a água cristalina não significa mar próprio para banho. É importante os banhistas conferirem a qualidade da água antes de chegarem na praia.

Veja também: Musas 2015: belas anônimas encantam nas praias do Rio

Publicidade
Luis Antonio: "a sensação é de que o corpo vai pegar fogo"
Luis Antonio: "a sensação é de que o corpo vai pegar fogo" Luis Antonio: "a sensação é de que o corpo vai pegar fogo"

Se o calor agrada os banhistas, os profissionais que trabalham no centro da capital definem o verão como um “inferno”. Há 20 anos, Luis Antonio trabalha como chapeiro numa padaria em Benfica, zona norte da cidade. Ele diz que está acostumado com o calorão do Rio, mas que o verão deste ano está insuportável.

— Nunca vi nada parecido. A sensação é de que o corpo vai pegar fogo. De manhã, às 6h, a chapa tem que ficar ligada direto, na temperatura máxima. Mas, ao longo do dia, vou desligando para aliviar o calor.

Publicidade

Reforço nas praias

O alto número de frequentadores nas praias e a quantidade de arrastões no Arpoador fez com que o policiamento fosse reforçado.Desde o sábado (17), mais 30 policiais do BPGE (Batalhão de Policiamento em Grandes Eventos) reforçam a segurança nas areias do Arpoador. A determinação foi do comandante do 1º CPA (Comando de Policiamento de Área), coronel Luiz Henrique Marinho Pires. Ao todo, a operação Verão conta com 740 policiais militares. Desde setembro de 2014, a operação realiza abordagens em coletivos em linhas que têm a orla no trajeto. No domingo (18), cerca de 50 pessoas foram encaminhadas à delegacia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.