Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rio lança programa de distribuição de absorventes em escolas

Ação deve começar na próxima segunda (18), quando ensino presencial será retomado em todas as escolas da rede municipal 

Rio de Janeiro|Victor Tozo, do R7*

Evento teve a presença de diversos políticos
Evento teve a presença de diversos políticos Evento teve a presença de diversos políticos

A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou, nesta quarta-feira (13), o programa Livres para Estudar, que vai distribuir absorventes íntimos em escolas da rede municipal. A iniciativa deve começar na próxima segunda (18), quando também haverá a retomada do ensino presencial em 100% das escolas da cidade.

O evento de lançamento, realizado na Escola Municipal Vicente Licinio Cardoso, na Praça Mauá, no centro do Rio, teve a presença do prefeito Eduardo Paes e de outros políticos, como o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, e a deputada federal Tábata Amaral.

De acordo com Ferreirinha, o investimento da prefeitura no programa será de R$ 14 milhões por ano, com a distribuição de 8 milhões de absorventes. Segundo ele, a ação deve alcançar mais de 100 mil adolescentes e visa combater a pobreza menstrual e a evasão escolar.

Dados apresentados no evento revelam que uma em cada quatro jovens já deixou de ir à escola por não ter absorventes, totalizando 43 mil alunas cariocas.

Publicidade

"Não pode ser normal que uma menina deixe de ir pra escola simplesmente por não conseguir comprar um absorvente. O que estamos fazendo aqui é dar o mínimo, dar dignidade para nossas alunas estudarem decentemente e não largarem a escola", disse Ferreirinha.

A discussão sobre a pobreza menstrual ganhou força após o presidente Jair Bolsonaro vetar uma proposta aprovada pelo Congresso Nacional que visava à distribuição de absorventes a estudantes de baixa renda e mulheres em situação de rua.

Publicidade

Bolsonaro alegou que a proposta não indicava a fonte de custeio da ação e não apresentava medida compensatória. Após a decisão gerar repercussão negativa, o Governo Federal voltou atrás e garantiu que vai viabilizar a distribuição dos itens de higiene.

*Estagiário do R7​, sob supervisão de Bruna Oliveira

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.