Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rio mantém uso de máscara em local fechado e no transporte

Prefeitura explicou decisão que contraria recomendação do Comitê Científico: "O vírus está por aí e deve continuar"

Rio de Janeiro|Rafaela Oliveira, do R7*

Máscara está liberada apenas em locais abertos
Máscara está liberada apenas em locais abertos Máscara está liberada apenas em locais abertos

A Prefeitura do Rio divulgou, nesta sexta-feira (12), o 45º Boletim Epidemiológico da Covid-19. Em publicação do Diário Oficial, o prefeito Eduardo Paes manteve a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção em ambientes fechados e no transporte público. 

Paes explicou a decisão, que contraria a recomendação do Comitê Científico. Segundo ele, dificilmente haverá um cenário mais favorável do que o atual. "Parece que a história acabou por completo, mas não é assim. O vírus está por aí e deve continuar por um tempo", afirmou.

Esta é a primeira vez em que o prefeito não segue as medidas sugeridas pelo comitê, além de informar que não há previsão para a tal liberação das máscaras em ambientes fechados. 

Nas últimas semanas, toda a cidade do Rio está em baixo risco nas 33 regiões administrativas. Com baixo índice de positivos em testes do novo coronavírus (3%), a administração municipal ressaltou que considera a classificação da Organização Mundial da Saúde — a indicação é de 5% para uma situação controlada. 

Publicidade

Nesta manhã, a rede pública tem apenas 55 pacientes internados com a doença. Destes, cerca de 90% não estão com o esquema vacinal completo, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Um exemplo é o Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, na zona norte, que conta com sete internados. Dos pacientes, apenas um está com o esquema vacinal completo. 

O secretário municipal da Saúde, Daniel Soranz, afirmou que a exigência do passaporte de vacinação continua para todos os estabelecimentos e eventos. Inclusive no próximo dia 15, quando acontecerá o primeiro grande evento público oficial do Rio, no Parque Madureira.

Publicidade

Dados da Covid no Rio

Hoje, os homens a partir de 61 anos recebem a dose de reforço, bem como profissionais da saúde e imunossuprimidos acima de 12 anos. A aplicação de doses continua neste sábado.

Durante o feriado do próximo dia 15, não haverá vacinação contra a Covid-19. A campanha de imunização será retomada na próxima terça-feira (16), com a aplicação da terceira dose em mulheres de 60 anos ou mais, profissionais da saúde e pessoas com alto grau de imunossupressão. 

Publicidade

Segundo dados da prefeitura, já foram aplicados 11.640.729 doses de vacina. Destas, 933 mil foram de terceira dose. 

Atualmente, quase 100% dos adultos já estão com pelo menos uma dose, 92,7% dos maiores de 18 anos com esquema vacinal completo e 85,1% dos maiores de 12 anos com esquema vacinal completo.

Em 2021, a cidade do Rio registrou 277.040 casos deCovid-19.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Raphael Hakime

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.